Psicanalista, Psicólogo ou Psiquiatra?

Psicanalista, Psicólogo ou Psiquiatra?

Nós, profissionais da “área psi”, que trabalhamos com algum tipo de psicoterapia ou terapia pela fala, damos por autoevidente o nosso trabalho. Em um belo dia a atenciosa secretária que cuida da agenda de diversos colegas, na maioria psicólogos, me pergunta assim de sopetão: “Luis, o que você faz?”

Sabe que fiquei meio sem saber o que responder?

E, num reflexo, eu disse: Mas como assim?

Depois de eu ter dado uma explicação rasa e não muito satisfatória, ficou o meu compromisso de escrever um breve texto sobre as diferenças e semelhanças entre estes três profissionais tão parecidos para o grande público.

Essa confusão acontece porque os três profissionais podem fazer quase a mesma coisa, ou seja, atender seus pacientes em uma sala e “conversar” com eles. Aparentemente o trabalho é parecido, mas o que muda é que cada profissional tem uma formação ou especialização diferente.

O Psiquiatra é um pessoa que fez um curso de medicina, portanto, é um médico credenciado no Conselho Regional de Medicina (CRM) e se especializou em psiquiatria. Nessa especialização, ou em algum outro curso, o médico aprende algum tipo de técnica ou método. Essa técnica pode ser a Psicanálise, a Terapia Cognitiva, Comportamental, Fenomenológica e etc. A apreensão dessa técnica leva o psiquiatra a oferecer determinado tipo de serviço em psicoterapia. Importante ressaltar que apenas psiquiatras podem receitar remédios, pois são afinal médicos.

O Psicólogo é uma pessoa que fez um curso de psicologia, portanto é um psicólogo credenciado no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Este profissional estuda em torno de 4 ou 5 anos as diversas correntes das ciências psicológicas. O psicólogo formado pode atender os seus pacientes mas, por ter passado por uma graduação muito ampla, muitos sentem necessidade de fazer algum tipo de especialização. Essa especialização pode ser em Psicanálise, Terapia Cognitiva, Comportamental, Fenomenológica e etc. A apreensão dessas técnicas ou métodos leva o psicólogo a se denominar como: Psicólogo Psicanalista ou Psicólogo Terapeuta Cognitivo ou Psicólogo Terapeuta Comportamental e por aí vai.

O Psicanalista é uma pessoa que possui um curso universitário (psicologia, medicina, física, filosofia, biologia e etc.) e que passa por uma formação ou especialização em Psicanálise. Esta formação geralmente não é oferecida em universidades e sim em grupos, associações ou institutos de psicanálise especialistas apenas na ciência psicanalítica. A pessoa vai passar por 4 ou 5 anos de estudo, análise pessoal e quando começar a atender pacientes, terá obrigatoriamente que fazer supervisão desses pacientes. Os psicanalistas geralmente não param de estudar e normalmente são filiados a grupo ou institutos, o que torna a formação bastante longa. A psicanálise foi a primeira psicoterapia que se tem noticia e foi inventada por Sigmund Freud no final do século XIX. Portanto, ela de certa forma deu origem a todas as outras práticas. Mas isso não significa que por ser a primeira, a original, ela seja melhor ou pior que essa ou aquela. Ela é somente a mais tradicional das terapias pela fala. O psicanalista, diferente do médico ou psicólogo, não é credenciado à nenhum órgão regulador Federal ou Estadual (como no caso do Conselho Regional de Medicina, para os médicos). O psicanalista então não tem um número de credenciamento e por isso ele é normalmente filiado à grupos ou instituições que regulam e dão suporte às suas atividades clínicas e cientificas.

O psicanalista trabalha de forma a criar um forte vinculo emocional entre a dupla em sigilo absoluto. Vai sugerir que você fale livremente sobre algum assunto e promete não lhe julgar moralmente ou lhe dar soluções prontas para seus problemas. Conflitos e resistências vão aparecer e pode ser que você se sinta um pouco confuso ou perdido durante o processo... e pode parecer tembém que o psicanalista não está preparado para o trabalho. Mas é dessa forma que ele tenta acessar mecanismos inconscientes que podem estar lhe trazendo alguma angústia. As sessões acontecem no mínimo uma vez por semana em horário marcado.

Penso que isso seja o básico para você compreender a diferença sutil entre os três profissionais “Psi”.  

Agora é com você!

Compartilhar: