Publicidade excessiva?

Publicidade excessiva?

Metade do que voce paga por uma revista é propaganda

Há tempos não tenho a mínimo interesse em comprar uma revista semanal (tipo Veja, Isto É, etc.) e me perguntei esses tempos o por que disso. Meus amigos e colegas são unânimes na resposta: “Essas revistas têm muita propaganda e pouca informação”.

Para falar a verdade eu percebia que eu mais folheava a tal revista semanal do que propriamente lia as matérias. E ainda por cima, quando há alguma matéria as fotos ocupam um grande espaço. O que é isso? Uma adaptação da imprensa brasileira ao seu público formado de analfabetos funcionais que preferem “ver figurinhas” a ler, entender e criticar? Talvez seja por isso que a revista se chame “Revista Veja” e não “Revista Leia”... Não sei. 

O fato é que neste fim de semana resolvi passar isso a limpo e fiz um trabalho investigativo utilizando para isso a Revista Veja, edição 2226 – ano 44 – n 29, 20 de julho de 2011. Vai abaixo o que encontrei:

  • Número de folhas:  73
  • Número de páginas (face de cada folha): 146
  • Número de páginas com publicidade: 71,3
  • Número de páginas de notícias: 74,7
  • Publicidade: 49% do total de páginas
  • Notícias: 51% do total de páginas

Bom, você sai de casa e compra a revista Veja e paga exatos R$ 9,90. Desta quantia você paga tipo uma taxa de R$ 4,85 que pagam as páginas bem interessantes de publicidade. O restante em torno de R$ 5,00 você paga pelas notícias que, no mais das vezes, recebemos pela internet televisão ou não fazem diferença alguma na sua vida. Mas confesso, há coisas interessantes na revista Veja como, por exemplo, as entrevistas.

Certa vez, me cansei de tanto atender a telefonemas da Editora Abril,  implorando para que eu  renove uma assinatura de 2002. Eu disse a moça do outro lado da linha:

- Escuta aqui, não quero mais assinar a revista veja, ok?

-“Há algum motivo, senhor?”  

- Sim, publicidade excessiva e pouca informação

-“Mas senhor, temos que abrir espaço para publicidade para baratear o custo final ao leitor... para que o senhor possa comprar a revista nas bancas por um preço baixo.”

Agradeci aos esclarecimentos da moça e dei boa noite (Sim, porque eles costumam te ligar às 20h!)

Penso que uma revista semanal que abra metade (49%) de seu espaço para publicidade deveria ser entregue grátis. Eu pagaria R$ 5, R$ 4 de uma revista Veja... e olha lá.  

 

Compartilhar: