Rebecca Black é ribeirão-pretana!

Rebecca Black é ribeirão-pretana!

“Festas, festas, festas, diversão, diversão, diversão...”

Saiu nesta semana a relação de vídeos mais acessados no YouTube. O primeiro lugar fica com Rebecca Black com mais de 12 milhões de visitas. Além disso, a garota de 14 anos também foi campeã no Google: foi a mais procurada em 2011.

Mas do que se trata? Trata-se de uma adolescente que recebeu como presente da mãe a gravação de um vídeo clip. O resultado foi “Friday” o fenômeno viral da internet de 2011.  Um vídeo viral não é necessariamente bom, mas ele é acessado de maneira tão intensa, que faz lembrar um padrão virótico de proliferação. E aí, meus amigos, os patrocinadores caem em cima. Rebecca Black ganha dinheiro com o que parecia uma brincadeira.

O vídeo é repleto de clichês americanos (mas muito comuns no Brasil) de felicidade, diversão, festas e é claro um “rapper” com cara de mau aparece para quebrar o gelo.  Coisa de adolescente... Não, não é.

Como resposta repulsiva ao vídeo, muitos se referem que ele na verdade é coisa de adolescente imbecil americano mas vejo os elementos do clip de Rebecca, de um forma ou outra, presentes  constantemente na mídia.

Passando pelos canais da TV, gosto e conferir o que Ribeirão Preto tem a oferecer (canal 20, canal 9 e algum outro). E sempre vejo as mesmas coisas: festas, compras, tratamentos de beleza, festas, festas, diversão, eventos, personalidade de sucesso, festas, festas, festas... E tudo produzido de maneira bastante amadora, tosca por assim dizer. Caros leitores, acabei descrevendo o clip de Rebecca Black, mas me refiro a TV ribeirão-pretana.  Celebridades de um mundo esquisito, alegrias de um status duvidável e a venda de valores questionáveis.

Se Rebecca Back fosse apenas uma adolescente americana de classe média cujo dilema é escolher que banco do carro vai sentar ao cabular aula com os amigos e sonhando com a fama, seria bom. Mas não. Ela está mais perto do que você imagina.    

 

Compartilhar: