Somos todos Macacos, afinal?

Somos todos Macacos, afinal?

Em 1871, Darwin tomou coragem e publicou “A descendência do homem”, em que incluiu o Homo Sapiens na árvore da vida, no ramo dos primatas, ao lado de chimpanzés, gorilas e orangotangos. A reação não foi favorável. “A imaginação do senhor Darwin é inesgotável… É surpreendente que um homem da ciência como ele possa dizer que o homem ‘certamente’ descende de um macaco”, lê-se na resenha do Jornal The Times, de Londres na época.

Quando se trata de evolução das espécies, as respostas nem sempre são claras. Fui perguntado uma vez se nós viemos do macaco mesmo, e a resposta foi longa e tortuosa, porque para respondê-la, e ainda mais, para entender essa questão, necessitamos de alguns pré-requisitos básicos como, por exemplo, entender que os seres vivos são passiveis de mudanças estruturais e que essas mudanças se processam em milhares e milhares de anos. Isso já complica tudo.

Podemos responder NÃO, não somos macacos.

No sentido estrito, macaco refere-se às espécies de primatas pertencentes ao género Macaca, e como somos do gênero Homo somos "de cara", diferentes. Outra coisa: tem biólogos que só consideram “macacos”, os “macacos do novo mundo” e os “macacos do velho mundo” e alguns outros “Hominideos” fora o Homem.  Seguindo esse raciocínio, apenas temos um ancestral comum (ou melhor, uma população ancestral). Seríamos primos dos macacos, no máximo. (FIGURA B). Sendo assim, a palavra "macaco" se aplica à todos os "primatas não humanos" 

Mas se você considerar "Macaco" todos os Simiiformes, a resposta pode ser um SIM. (FIGURA A)

Somos um tipo de macacos, ou seja, temos o mesmo ancestral comum que os outros macacos. Nossas diferenças genéticas e anatômicas são bem pequenas, embora tenhamos desenvolvido outras capacidades como raciocínio abstrato, alta capacidade de alterar a natureza das coisas (construção de prédios, carros, cidades, liquidificadores, etc.) e somos bastante confusos com o que pensamos e sentimos.  

Mas, como disse um amigo meu, seria mais correto dizer, “Somos todos Primatas”.

Compartilhar: