6 características que as pessoas que conseguem fazer a diferença possuem?

6 características que as pessoas que conseguem fazer a diferença possuem?

Fazendo a diferença

Definição bastante aceita de inovação diz que “algo novo” para ser considerado inovação deve ser colocado em prática e desta forma trazer algum valor àquele que o executou. Se isso não for possível o “algo novo” não é inovação e sim invenção.
Normalmente o caminho que uma pessoa trilha para transformar uma invenção em inovação, e desta forma causar impactos positivos e gerar valor, exige dessa pessoa algumas características interessantes.
Foi o que observou Rosabeth Moss Kanter, uma professora da Business Harvard School e especialista em estratégia, inovação e liderança para mudanças. Segundo Kanter, essas pessoas que realmente conseguem fazer a diferença no mundo causando impacto com suas ações/produtos inovadores reúnem 6 importantes características, são elas:

 

1)      Show up (mostrar-se): as pessoas que conseguem de fato liderar grandes mudanças e implementar inovações sempre se mostram, aparecem. E isto não quer dizer somente aparecer de forma física, mas também tem relação com a disponibilidade e a presença de espírito para estar presente e pronto para a ação.

 

 

2)      Speak up (manifeste-se): ninguém sabe o que se passa na sua cabeça se você não se manifestar. É importante se comunicar, comunicar as suas ideias, ouvir as ideias de outras pessoas. As pessoas que lideram mudanças se fazem ouvir, usam o poder da voz.

 

 3)      Look up (tenha visão): grandes líderes que conseguem de fato gerar mudanças positivas possuem visão. Mas não é uma visão oca, é algo baseado em grandes valores, sem medo de mostrar aos outros o que está errado. Esqueça aquilo que é pequeno, que ajuda pouco e resolve pouco. Pense grande, vise algo grande, se baseie em grandes valores. Lembre-se, já diz Jorge Paulo Lemann: “sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho”.

4)      Team up (monte o seu time): no passado, em um outro post meu, falei sobre “como destruir os seus sonhos em 5 dicas” e lá um dos ensinamentos era: “aproveite a jornada e não se importe somente com o resultado”. Então, aproveitar a jornada também é conhecer pessoas boas, trabalhar com boas pessoas (eu gosto daquelas que são muito melhores e maiores do que eu mesmo sou, dá para aprender muito e elas conseguem nos fazer maior do que o desafio que temos que vencer!!). Tudo fica melhor e mais legal quando você trabalha com o grupo certo de pessoas.

5)      Never give up (nunca desista): durante o filme Kanter fala sobre a lei de Kanter: “tudo parece estar errado ou ruir quando chegamos no meio do projeto”. As pessoas que entendem isto não desistem e resolvem o problema, colocam o projeto para andar, não deixam que as dificuldades que SEMPRE aparecerão faça com que o sonho termine. Um projeto sempre desafia a entropia das coisas, ou seja, problemas sempre aparecerão, então, esteja preparado para resolvê-los e não para ser derrotado por eles.

 

 

6)      Lift others up (ajude os outros a crescer): sempre compartilhe o sucesso. Dificilmente algum sucesso é resultado de uma ação isolada. Quando você compartilha o sucesso invariavelmente você está compartilhando o crédito e o reconhecimento para outras pessoas, isso gera um ciclo positivo que vai lhe ajudar bastante nos próximos projetos.

 

Kanter falou dessas características em uma palestra do TEDx a qual coloco logo abaixo. 

Então, se você quer de fato causar a diferença, mãos a obra! E não se esqueça de treinar e executar as características acima.

Até a próxima!
Marcos Chiodi
#marcoschiodi 

Compartilhar: