Finanças x Meio Ambiente - Você sabe a relação entre eles?

Finanças x Meio Ambiente - Você sabe a relação entre eles?

Dia 05 de junho de 2020 foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente! E hoje eu vim propor uma reflexão diferente: Você sabe como nossos atos diários de consumo possuem relação com o meio ambiente?
 
Semana passada fiz um post aqui no blog sobre “Como mudar hábitos de consumo” e uma amiga me alertou sobre a importância de ressaltar como o consumismo desenfreado não prejudica só as finanças, como também causa impactos negativos ao meio ambiente.
 
Consumir é algo natural do ser humano e, quando feito de forma necessária, é saudável em diversas esferas e, uma delas, é a Economia. Entretanto, muitas vezes o ato de consumir está relacionado ao padrão de bem estar e felicidade, carregando a falsa sensação de que você precisa adquirir bens para ter prestígio, status... E é nessa segunda parte que o meio ambiente é afetado pelas nossas atitudes diárias.
 
Vimos algumas mudanças sustentáveis nos últimos tempos, como por exemplo, a proibição de canudos de plástico – alteração que ajuda, porém não resolve nem de perto a situação que os recursos naturais estão acabando e, ainda, o impacto que os resíduos que produzimos a todo momento causam.
 
A questão é muito complexa e há muito o que se falar sobre o que de fato estimularia uma solução para esse problema. No entanto, o meu objetivo com esse texto é transmitir a ideia de que se nos responsabilizarmos por pequenas atitudes sustentáveis do dia a dia estaremos contribuindo não só com as nossas finanças, mas também (e até mais importante) com o meio ambiente. Então, vamos a elas!
 
Atitude 1: Sabe aquela roupa que você compra porque estava barata, mas que depois percebe que não combina com as peças que você já tem no guarda roupa? É fácil descartá-la, pois foi “baratinha” não é mesmo? Errado. Hoje existem empresas que auxiliam no processo de coletas de peças para reciclagem, no entanto, em razão do processo ser muito trabalhoso, há poucas iniciativas no Brasil.
A solução mais viável nesse caso é: reflita antes de sair comprando só porque achou barato. Pense: Você vai realmente usar? Você gostou ou só está agindo no modo automático do consumo? Fica mais fácil resolver se aquela peça vale o seu dinheiro! Com isso você ajuda o meio ambiente e não 'fura' com o seu orçamento!
 
Atitude 2: De tempos em tempos as empresas lançam uma tecnologia diferente, estimulando as pessoas a trocarem os produtos que, muitas vezes, estão impecáveis e atendendo bem as suas necessidades. Antes de trocar um celular, por exemplo, pense se você está fazendo isso porque realmente está insatisfeito com o produto que possui ou se é simplesmente para adquirir algo novo.
Importante mencionar nesse ponto que investir em um produto de maior qualidade pode ser mais vantajoso no longo prazo. Você gasta mais no início, mas a durabilidade compensa o investimento.
 
Atitude 3: Grande parte do lixo que produzimos é orgânico, ou seja, comida sendo jogada fora! Como por exemplo, resto de cascas, de café. Isso provoca um impacto enorme ao meio ambiente em razão da liberação de gases nocivos (tóxicos) na natureza, isso sem contar que milhares de pessoas passam fome todos os dias.
E, o que podemos fazer diante disso? Fazer compras semanais no supermercado, por exemplo, pode te ajudar a errar menos ao contabilizar o quanto de alimento você realmente vai ingerir na semana. Quando a compra é mensal pode ser que você exagere em alguns produtos que podem estragar nesse período.
Ah, e claro... não esquecer do bom senso na hora de cozinhar. Aprender receitas novas com as cascas dos alimentos, por exemplo, ajuda e muito a evitar o desperdício. Essa atitude irá ajudar o seu orçamento, pois as compras no supermercado estão cada vez mais caras e, de quebra, o meio ambiente agradece!
 
Qualquer dúvida deixe nos comentários! Até a próxima semana!
 

Compartilhar: