Frutas  ou Suco de frutas ?

Frutas ou Suco de frutas ?

Frutas ou Sucos  de frutas ?

Na imagem da pirâmide alimentar as frutas ocupam a segunda posição na recomendação nutricional juntamente com vegetais.
As frutas são alimentos ricos em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras. Seus constituintes vão além dos nutrientes. São importantes veículos de fitoquímicos como resveratrol das uvas, quercetina da maçã, antocianidina do açaí , taninos da casca do caqui e  muito mais.
As frutas em relação aos sucos de frutas ( natural) são mais recomendadas pelo fato de ter uma absorção mais lenta do açúcar da própria fruta ( índice glicêmico menor ) e portanto levar o organismo a um menor produção de insulina. 
Vale algumas dicas para aproveitar melhor os benefícios desse rico alimento que é a fruta :
1-    Cuidado com as porções. A fruta tem muita frutose( açúcar da própria fruta ). É bom alimento, mas não pode ser à vontade.
2-    Ingerir fruta nos pequenos intervalos acompanhados de castanha( pará/amêndoas / nozes / macadâmia)  ou algum tipo de cereal ( aveia , amaranto, quinua , chia ) é recomendado para diminuir a velocidade de transformar-se em açúcar no sangue e aumentar o tempo de saciedade. 
3-    Os sucos de frutas  mais recomendados  são os da fruta natural batido com vegetal como couve, hortelã, salsinha e castanhas. O volume de suco ingerido também deve ser observado para não sobrecarregar  de açúcar ( da própria fruta).

Compartilhar: