Administração: arte ou ciência?

Administração: arte ou ciência?

Para muitos empresários e gestores, que nunca puderam ou quiseram frequentar uma faculdade, administração é simplesmente uma arte, que deve ser aprendida na prática. Portanto, infelizmente, eles desprezam os professores, os pesquisadores e os cursos de administração.

Em certa ocasião, um colega de adolescência que se tornou empresário, quando soube que me tornei professor, lançou, com um tom de deboche, a seguinte frase: “quem sabe... faz, quem não sabe... ensina”. Não foi uma praga lançada por mim, mas fiquei sabendo que sua empresa faliu. Quem sabe um pouco de “ciência” poderia tê-lo ajudado a administrar melhor seu negócio!

Por outro lado, muitos professores e pesquisadores dedicam-se exclusivamente a estudar a administração de forma teórica, apenas como uma ciência, sem dar a devida atenção à aplicabilidade prática dos conceitos e teorias administrativas que desenvolvem. Obviamente, os conceitos e teorias que os estudantes aprendem na sala de aula das faculdades de administração são ferramentas muito importantes para torná-los capazes de exercer sua profissão de administrador, entretanto, com apenas estes requisitos, eles se tornam somente “teóricos”.

Administrar exige perspicácia, amplitude de visão, sensibilidade, habilidade para trabalhar em grupo, sociabilidade, dentre muitas outras características. Acredito que essas características não podem ser adquiridas simplesmente assistindo uma aula teórica ou lendo um livro, mas somente na prática, na vivência pessoal e profissional de cada um.

Depois das explicações fornecidas, acredito que seja irrelevante ficar discutindo se administração é arte ou é ciência. Na imensa maioria das vezes, as filosofias, técnicas e procedimentos administrativos surgem nas organizações como uma arte, ou seja, como uma forma de os gestores resolverem seus problemas cotidianos. Posteriormente, os “cientistas” da administração, por meio de pesquisas, experiências, estudos de caso e reportagens, elaboradas em tais organizações, formalizam a arte que surgiu. A formalização pode ser feita por meio de livros, teses e artigos. Dessa forma, a arte é transformada em ciência.

O conhecimento formalizado por meio de livros, teses e artigos pode ser aplicado por outros empresários e gestores nas empresas. Logicamente, como cada empresa possui características diferentes, o conhecimento aplicado deverá sofrer adaptações para que possa gerar resultados eficazes. Dessa forma, a filosofia, técnica ou procedimento administrativo poderá ser aperfeiçoado, gerando novos benefícios, ou seja, a “arte” fará com que a “ciência” seja constantemente aperfeiçoada.
 

Compartilhar: