Ambientes de trabalho tóxicos

Ambientes de trabalho tóxicos

De acordo com Alexandre Carvalho, em matéria para a Você S/A, o uso do termo “tóxico” para designar ambientes hostis de trabalho é coisa recente. Mas não é à toa. Basta uma olhada no dicionário. A primeira definição que você vai encontrar é “que produz efeitos nocivos no organismo”. E é isso mesmo. Trabalhar exposto a circunstâncias ameaçadoras é viver sob estresse, quando seu cérebro o prepara para uma reação de luta ou de fuga – aumentando a sua pressão arterial e a quantidade de açúcar no sangue.

Vitoria Pereira, em matéria para a Folha, afirma que há cinco sinais para identificar se você está em um ambiente tóxico de trabalho:

1. Microgerenciamento: é um tipo de gestão em que as lideranças exercem controle excessivo sobre os funcionários, o que gera alta pressão e pouca autonomia;

2. Cobranças fora do horário de trabalho: receber mensagens no final de semana ou em momentos de descanso com pedidos relacionados a trabalho é um sinal de alerta;

3. Falta de ânimo para trabalhar: é preciso ficar atento ao sentimento de ansiedade antecipatória, diz Camila Magalhães, psiquiatra e cofundadora da Caliandra Saúde Mental, empresa especializada em saúde mental corporativa;

4. Competição excessiva na equipe: há lideranças que criam um clima competitivo que, no longo prazo, gera uma cultura depreciativa e prejudicial para o dia a dia do trabalho;

5. Assédios verbais e sexuais: é importante identificar abusos sutis, disfarçados de brincadeiras ou comandos de controle, explica Renata Rivetti, diretora da Reconnect Happiness At Work, empresa especializada em liderança positiva.

Um ambiente tóxico pode até dar resultado no curto prazo, por conta da pressão, mas é um veneno que vai matando a empresa por dentro, comenta Carvalho. Um estudo de universidades da Califórnia e da Flórida revelou que profissionais menosprezados por seus chefes tendem a manifestar ideias menos criativas que as dos colegas que passaram ilesos por seus superiores. Já colaboradores que presenciaram atitudes grosseiras de seus líderes tiveram um desempenho inferior (28%, de acordo com as métricas do estudo). Os pesquisadores apontam que até 80% dos acidentes de trabalho estão ligados ao estresse crônico.

Caso a pessoa esteja atuando em uma empresa onde há um ambiente de trabalho tóxico, Pereira comenta que ela deverá buscar formas de resolver isso internamente, conversando com colegas ou com seu chefe e expondo os pontos de desconforto, trazendo sugestões de como melhorar o ambiente. Se o problema persistir, a pessoa deve procurar a área de RH ou outros canais de denúncia da empresa.

Após tais atitudes, caso a pessoa perceba que a cultura da empresa normaliza o ambiente tóxico, a única solução é buscar outras oportunidade de trabalho, sugere Rivetti. Afinal, seja qual for seu emprego, cabe ponderar os prós e contras de sair ou lutar por um dia a dia mais saudável e produtivo, para você e para quem paga o seu salário, afirma Carvalho.

Compartilhar: