Ascensão das Fintechs: vantagens e desvantagens dos bancos digitais

Ascensão das Fintechs: vantagens e desvantagens dos bancos digitais

Surgiu, nos últimos tempos, uma nova modalidade de empresas no mercado financeiro. São chamadas de Fintechs, abreviação para "financial technology", e também conhecidas como bancos digitais. Tratam-se de empresas que unem finanças e tecnologia para oferecer de conta corrente a investimentos. Elas usam tecnologia de forma intensiva e oferecem serviços financeiros com métodos diferenciados e muito mais práticos e seguros dos que os já existentes.
 
A tendência vem crescendo no Brasil, como mostra o aumento da procura pelas contas digitais como o Nubank, o Banco Inter e o Banco Original, fazendo com que bancos tradicionais entrem no segmento como o Bradesco com o Next, o Banco do Brasil com a Conta Fácil, o Santander com a Superdigital e o Itaú com a iConta.

É recorrente a reclamação de mau atendimento dos bancos tradicionais, com muita burocracia para realizar movimentos simples, custos com taxas e lotação. Enquanto os bancos enxergaram a internet como uma forma de redução de custos, as Fintechs focam em proporcionar uma melhor experiência para o cliente.

Como os serviços digitais são mais baratos, os custos repassados para o cliente são bem menores e, em algumas instituições, muitos são até mesmo nulos. Em geral, as contas digitais não cobram tarifas de pacotes mensais como nas tradicionais e a regulamentação do Banco Central assegura ao cliente a isenção de pagamentos para transações online.

A conta digital é indicada para clientes que necessitam integralmente dos meios eletrônicos para realizar transações. Pessoas físicas e jurídicas, inclusive microempreendedores individuais, que não têm tempo a perder e precisam de soluções rápidas para efetuar pagamentos, cobranças e outras operações. Dentre os serviços adicionais oferecidos há a realização de compras por cartão de débito, envio de boletos por e-mail e SMS, armazenamento de boletos no sistema, recibos de pagamentos e planejamento de reserva financeira.

A isenção de taxa de serviços mensais já é um ponto positivo para economizar com as contas digitais. E por estar tudo sob controle eletrônico, é muito mais fácil estar sempre atento as movimentações, como prazos, datas de pagamento e taxas. Um grande facilitador para controlar os gastos e investimentos integralmente.

Uma das desvantagens de uma conta digital é a restrição de transações para serem realizadas somente por canais eletrônicos. Elas só podem ser realizadas via smartphone, tablets e computadores e internet banking, mas caso haja necessidade de algum procedimento presencial, poderá ser cobrada uma tarifa por serviço realizado. Em geral, essas cobranças são bem mais salgadas que as tradicionais.

Também não há emissão de talão de cheques para contas digitais, que tem a concepção de ser totalmente eletrônica. Os bancos estão oferecendo diversas formas de facilitar o pagamento de contas, inclusive com pulseiras eletrônicas e cartões virtuais. Essa ação também é uma tendência do mercado, que raramente aceita receber pagamentos por cheques, com receio das fraudes, falsificações e roubos que foram crescentes com essa forma de pagamento.

Para realizar saques, o cliente tem à disposição os bancos 24 horas e podem realizar transferências bancárias tanto para a mesma instituição quanto para outras, de forma online. Os pagamentos de contas, consultas de saldos, extratos e lançamentos futuros também podem ser realizados online.

Caso queira conhecer, com maior profundidade, quais são as vantagens dos serviços oferecidos pelas principais Fintechs que estão atuando no Brasil, assim como os cuidados a serem levados em conta se for utilizá-los, acesse o link:
https://www.uol/economia/especiais/fintechs.htm#fintechs-de-cartoes 

Fonte: https://financaspessoais.organizze.com.br/conheca-as-vantagens-das-contas-digitais/ 

Compartilhar: