“Cãopanheiro” de trabalho

“Cãopanheiro” de trabalho

Atualmente, para muitas pessoas, o cão se tornou um membro da família. Para aqueles que estão solteiros, surge a preocupação de deixar seu melhor amigo sozinho em casa. Algumas empresas, atentas a essa nova realidade, passaram a permitir que seus funcionários levem seus cães ao trabalho. Vale a pena ler algumas considerações sobre tal tema, feitas pela psicóloga Glaucielle Oliveira:

Dentre as possibilidades de investimento na qualidade de vida dos funcionários, algumas empresas vêm adotando o programa de inserção de animais no ambiente de trabalho. Percebe-se que muito se tem a ganhar com a implantação deste programa de manejo de estresse ocupacional, pois se trata de uma proposta viável, de baixo custo de implantação, com pouca alteração da rotina de trabalho, trazendo benefícios tanto para a saúde e bem-estar do trabalhador, quanto para o bom desenvolvimento da organização.

Pesquisas realizadas em vários países têm mostrado os benefícios da interação entre homem e animal. Os pesquisadores Johannes Odendaal e Susan Lehmann realizaram um estudo concluindo que, após 15 minutos de interação com um cão, ocorrem mudanças hormonais benéficas ao homem. A liberação dessas substâncias contribui não só para o aumento da satisfação das pessoas, mas também diminui o cortisol – hormônio do estresse. Além disso, o convívio com um animal ativa um neurotransmissor que libera a serotonina, uma substância sedativa e calmante, melhorando o humor e a disposição, além de contribuir para que a pessoa se torne mais centrada e ativa.

A presença de um animal na empresa é uma tendência que começa a ganhar espaço pelo bem-estar que promove. Empresas americanas e europeias, e até mesmo algumas brasileiras, estão descobrindo a importância de permitir que, em situações especiais e definidas em conjunto pela comunidade empresarial, seus funcionários possam levar seus animais de estimação para o ambiente de trabalho. Tais empresas e psicólogos organizacionais vêm descobrindo que, com a presença de seu bicho de estimação, as pessoas ficam mais alegres, mais descontraídas, mais calmas e menos estressadas. Em um escritório, local normalmente sóbrio e sério, o animal atrai a atenção, modifica o ambiente, gerando um clima mais descontraído e de interação.

Compartilhar: