Comece seu novo emprego com o pé direito

Comece seu novo emprego com o pé direito


"O presidente dos EUA tem 100 dias para mostrar serviço, você tem 90". É assim que Michael D. Watkins introduz seu livro "Os primeiros 90 dias" (editado nos EUA pela Harvard Business Review Press), em que fala sobre o caminho a ser seguido por um profissional quando começa em um novo trabalho. Mas o que o profissional pode fazer para ajudar nesse período de adaptação? O site UOL reuniu dicas do livro e de especialistas em carreiras para ajudar:

Conheça o negócio: para a consultora de RH Sueli Volpiano, o primeiro passo é conhecer bem o negócio e entender os processos da área na qual vai atuar. Isso inclui compreender missão, visão e valores da empresa. "É importante que a missão da companhia esteja de acordo com a sua pessoal. Isso gera motivação", afirma. "Como nem toda empresa tem um processo de integração, se isso não foi oferecido, é bom que vá atrás".

Escute mais, fale menos: "É fundamental que o novo empregado entenda a cultura da empresa. O jeitão de ser, o DNA", afirma Marcelo de Freitas Nóbrega, autor do livro "Você Está Contratado!" (Editora Évora), em que fala sobre a conquista do emprego desejado. Ele diz que é importante procurar profissionais da empresa que sejam referências. "No início, é escutar muito mais do que falar. É buscar pessoas que são reconhecidas por serem autoridades técnicas, bons gestores ou líderes e conversar, aconselhar-se, perguntar o que deve fazer para ser bem-sucedido".

Tenha mente aberta: ao chegar, faça de tudo para compreender e conhecer os colegas e eventuais subordinados. "Tenha mente aberta para ouvir a equipe e conhecer o mundo de cada um, o que gostam, como se relacionam, o nível de intimidade que têm entre si, tipos de assunto que preferem", afirma Sueli Volpiano. Para ela, pode parecer tarefa fácil, mas não é. "Exercitar a neutralidade é aceitar que o outro pode ser diferente e entender que nessa diferença é que está a beleza da equipe. Com certeza, assim terá menos problemas de conflitos".

Procure as "vitórias rápidas": em seu livro, Watkins afirma que, nas primeiras semanas, é preciso identificar oportunidades para construir sua credibilidade. Para chamar atenção do chefe, Nóbrega aconselha a identificar as "vitórias rápidas", ou seja, iniciativas, ações ou projetos mais simples, que podem ser feitos nesses primeiros meses e já gerar bons resultados. "É claro que não será nada de envergadura. Mas mostra sua habilidade e capacidade", afirma.

Cuidado para não atrapalhar: Nóbrega alerta para a vontade de querer fazer demais e acabar sendo intransigente. "Você não foi contratado para mudar o mundo. A empresa existiu antes e vai continuar existindo sem você. Traga coisas que vão ajudar a ganhar, mas não questione práticas existentes ou diga que onde trabalhava era melhor, por exemplo". Para Watkins, se esforçar demais e muito cedo para deixar sua marca pode atrapalhar o processo de aprendizagem, levando a decisões erradas e gerando resistência às suas iniciativas.

Fonte: https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2015/05/07/e-novo-na-empresa-e-quer-impressionar-veja-dicas-para-se-adaptar.htm

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