Como evitar o Marketing Invasivo

Como evitar o Marketing Invasivo

Você já deve ter percebido que, nos últimos tempos, houve um aumento de chamadas telefônicas de empresas de telecomunicações, bancos e até mesmo de funerárias que, independente do horário ou dia da semana, interrompem suas atividades ou seu descanso para oferecer produtos. Não bastasse esse incômodo, é bem provável que sua caixa de e-mails também seja bombardeada com dezenas, senão centenas, de mensagens promocionais diariamente. Lidas ou não, elas estão lá, atrapalhando a visualização de assuntos importantes, especialmente quando se trata de um e-mail corporativo.

De acordo com a advogada Daniely Abreu, apesar de os dados pessoais estarem mais disponíveis atualmente, por conta do imensurável alcance da internet, isso não pode servir de justificativa para qualquer espécie de abuso no que se refere à divulgação de informações. Ainda assim, como medida de proteção, as pessoas podem se utilizar de filtros antispam no provedor de e-mail e, no caso de ligações telefônicas e SMS, é possível adquirir aplicativos como o Whoscall (Quem está ligando) que, segundo Daniely, identifica de onde é o número, do que se trata e quantas pessoas já o bloquearam.

Além disso, segundo a Fundação Procon, é possível se livrar das chamadas de telemarketing mediante inscrição de números fixos e celulares no seu cadastro de bloqueio. Após o registro, que pode ser realizado via site (www.procon.sp.gov.br) ou presencialmente em algum dos postos do órgão no estado, as empresas de telemarketing e os fornecedores de produtos terão um prazo de 30 dias para acessar o cadastro e excluir os números inscritos da sua lista de chamadas. Caso haja recidivas das empresas após 30 dias, o Procon orienta o consumidor a registrar reclamação no link: https://goo.gl/z8GBrv.

Para mensagens SMS provenientes de operadoras de telefonia celular, o Procon informa que o cliente deverá requerer a suspensão do recebimento no SAC da empresa, visto que a Anatel assegura como direito do usuário o “não recebimento de mensagem de cunho publicitário da prestadora em sua Estação Móvel, salvo na hipótese de consentimento prévio”.

No caso de mensagens de e-mail, fica ainda mais nítido que as empresas não se importam em atrelar sua imagem a algo negativo e incômodo quando o que está em jogo é o lucro, pois, mesmo após optarem por cancelar o recebimento, os consumidores continuam recebendo mensagens, inclusive, de empresas renomadas, que conhecem as boas práticas de marketing on line.

Em suma, as pessoas, no geral, não se incomodam de ter seus dados utilizados, desde que a comunicação seja conscientemente autorizada e realizada de forma inteligente, apresentando benefícios reais. Portanto, em uma sociedade cada dia mais consciente de seus direitos, fica a cargo das empresas investirem suas fichas em ações que respeitem o perfil do cliente, fugindo do marketing invasivo, a fim de causar uma boa impressão e marcar presença positiva no mercado.

Fonte: Revista Administrador Profissional – n° 377 – novembro 2017.
 

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