Comunicação empresarial nas redes sociais

Comunicação empresarial nas redes sociais

As relações das empresas com seus diferentes públicos têm mudado de forma constante. Divulgar ações, posicionar-se e interagir nas redes sociais passou a ser determinante. Salvo raras exceções, que confirmam a regra, quem não é visto tem menos chances de ser lembrado e perde a oportunidade de conhecer mais a fundo seus clientes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte Brasil, em 2016, com 302 empresas de diversos segmentos e portes econômicos que atuam no país, 70% delas já utilizam as redes sociais, sendo que 83% com os objetivos de divulgar ações, promoções, atrair e fidelizar clientes, e ainda como um espaço de sugestões e reclamações em que podem conhecer as preferências e necessidades de seus consumidores e se aproximar deles.

A pesquisa Digital in, da We Are Social, realizada ao longo do último trimestre de 2015, apontou que, no Brasil, uma média de 45% da população está ativa em redes sociais de todos os tipos. De janeiro de 2015 para cá houve um aumento de 13% de usuários de redes sociais conectados via mobile. Número que deve crescer ainda mais se for considerada a popularização do acesso ao aparelho celular.

Conquistar mais “curtidas”, fãs e seguidores, porém, não necessariamente significa que a empresa é reconhecida pelo mercado como ela supõe ou como gostaria de ser avaliada. Falar com o público, vender, encantar e manter o cliente depende em alto grau das informações divulgadas e postadas, mas também de uma estratégia de comunicação consistente e coerente com a cultura da organização.

E é aí que entra o trabalho do profissional estrategista, o gestor de comunicação. Ele é o profissional que zela pela coerência nas várias mídias diretamente com a alta direção. É responsável por definir o desenvolvimento de ações e seu alinhamento. Uma aliada importante nesse trabalho é a pesquisa de imagem, que chega a ser determinante para quem tem de tomar as melhores decisões para a organização.

Segundo Reinaldo D’Errico, sócio da Multiplus Crédito – Inteligência e Tecnologia, resistências precisam ser quebradas, pois o tom dos líderes é que dará consistência à comunicação. Ela deve ser planejada e manter o foco de acordo com os objetivos das organizações. A comunicação é um processo que exige planejamento, assim como as demais áreas de uma empresa. Planejar ações não é garantia de sucesso, mas trabalhar sem planejamento é garantia de fracasso.

Fonte: Revista Administrador Profissional / Ano 38 / nº 365

 

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