Contratam-se Nerds

Contratam-se Nerds

“É muito fácil ir com a corrente, mas, ao fazer isso, você opta pela mediocridade. Nos próximos dez anos, vamos experimentar mais mudanças do que nunca. As empresas que não mudarem ficarão para trás”, diz Nolan Bushnell, ressaltando a importância de ter pessoas que fujam do senso comum dentro das corporações.

Em seu currículo, Nolan Bushnell, além de fundador da Atari Corporation, tem um feito de dar inveja a muitos no mundo corporativo: foi a única pessoa a contratar Steve Jobs, futuro criador da Apple e que iria revolucionar a indústria, considerado uma pessoa extremamente tímida e introvertida, ou seja, um “nerd”.

Susan Cain, consultora especialista em carreiras formada pela Princenton University e pela Harvard Law School, autora do Best-seller “O poder dos quietos”, concorda que, muitas vezes, por trás de uma inabilidade social se encontra um talento único. “Precisamos redefinir o conceito de liderança. Um bom líder não é necessariamente um líder carismático. Gandhi costumava voltar correndo da escola para casa para não ter que ficar conversando com pessoas. Ele nunca gostou de falar em público, mas o fazia porque se importava com as causas que defendia”, comenta Cain.

Segundo a especialista, a maior tendência dos negócios nos próximos 10 anos será enfrentar o desafio de destravar o potencial desses profissionais, considerados tímidos ou mesmo estranhos para os padrões corporativos. “Há estudos que mostram que os tímidos se dão bem no trabalho em grupo. Mas é uma boa ideia para as empresas deixá-los sozinhos, para depois se juntarem aos demais. O processo de criação é muitas vezes solitário”. Até porque, lembra Cain, como um ser social, os humanos são altamente influenciados por seus pares.

A consultora lembra que líderes introvertidos já estão presentes no mundo corporativo. Mesmo em uma cultura que identifica comportamentos extrovertidos como traços de liderança, nomes de introvertidos como Bill Gates, fundador da Microsoft, Larry Page, fundador do Google, e Marissa Mayer, CEO do Yahoo, integram a lista de importantes personalidades do mundo dos negócios. “Muitas vezes os tímidos nem procuram os cargos de liderança, mas por serem tão apaixonados pelo que fazem acabam chegando lá”, ressalta Cain.

Fonte: Revista Administrador Profissional / Ano 38 / nº 343

Compartilhar: