Desvendando o endomarketing

Desvendando o endomarketing

Os estudos em endomarketing abordam o desafio de conquistar e cativar os funcionários, ou seja, o público interno. Por envolver muitas variáveis e conhecimentos agregados, a conquista dos funcionários é um desafio para as empresas. Modernamente, acredita-se que os funcionários devem ser vistos, simultaneamente, como clientes dos produtos (bens ou serviços) e também como disseminadores da cultura da empresa onde trabalham.

A Duratex, especializada em produtos de construção civil e fabricação de móveis, visando desenvolver o conceito de endomarketing, abraça uma série de atividades de parceria com os funcionários, como comunicação direta da liderança com as equipes, premiações internas, eventos esportivos, palestras de segurança no trabalho e educação ambiental, celebrações e ouvidoria, entre outros.

“Por meio das ações de comunicação, clima e cultura, os profissionais se sentem mais valorizados, informados e conseguem reconhecer sua contribuição aos negócios da empresa. A motivação e o engajamento são combustíveis vitais, ativados pela estratégia de desenvolvimento das pessoas em uma organização”, comenta Lia Carneiro, gerente de desenvolvimento organizacional da Duratex.

No caso das pequenas e médias empresas, Duda Pinheiro, consultor da Pinheiro Lopes Consultoria Publicitária e Promocional, comenta que são igualmente capazes de implantar ações bem sucedidas de endomarketing, mesmo com poucos recursos financeiros. “O importante é o engajamento dos colaboradores ao projeto. Os conceitos de motivação e mobilização são o que mais contribuem para o sucesso dos programas”.

O grande objetivo do endomarketing é fazer com que os funcionários acreditem, verdadeiramente, na importância de seu trabalho para o sucesso da empresa e na qualidade das políticas de recursos humanos direcionadas a eles. Caso tal objetivo seja atingido, eles passarão a divulgar, espontaneamente, a qualidade da empresa e dos seus produtos e serviços. Isto será extremamente importante, pois uma das melhores e mais baratas ferramentas de divulgação é o “boca a boca”.

Fonte: Revista Administrador Profissional / ano 37 / nº 332
 

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