Dicas de "La Casa de Papel" para sua carreira

Dicas de "La Casa de Papel" para sua carreira

Os 22 episódios divididos em partes 1 e 2 de "La Casa de Papel", à disposição na Netflix, ostenta o título de produção de língua estrangeira mais vista desde a inauguração do serviço de streaming e tem inspirado a moda, a música e a cultura pop. A história de um grupo de bandidos que ocupa a Casa da Moeda espanhola para imprimir bilhões de euros sob o comando do “Professor”, segundo Heloísa Noronha, conduz a diversas teorias, análises, perguntas e, claro, paralelos com situações da vida real - como técnicas para adotar no trabalho e gerenciamento de crise. O site Universa ouviu alguns especialistas em carreira sobre quais são as ideias positivas e negativas que "La Casa de Papel" apresenta às pessoas, seja qual for a sua área de atuação:

IDEIAS POSITIVAS

•    Pessoas com habilidades, com conhecimentos variados e distintos tornam qualquer equipe mais forte. Ao recrutar o grupo de assaltantes, o Professor foi atrás de quem tivesse experiência e determinados conhecimentos para compor um time coeso, onde um completa o outro. Assim, cada um poderia atuar bem numa determinada função necessária para o assalto. Para quem ocupa um cargo de chefia, extrair o melhor de cada membro da equipe é uma atitude que pode gerar bons resultados.

•    Ter um mentor ajuda muito. Nem sempre as pessoas têm consciência dos próprios talentos e da melhor forma de aproveitá-los. E ficam empacadas, anos a fio, sem usar o que têm de melhor, potencializar a carreira e o desenvolvimento profissional. Contar com a orientação de um mentor como o Professor ajuda não só a descobrir e a valorizar as competências como aquilo que mais gosta de fazer e os diferenciais que guarda na manga.

•    Planejamento estratégico é fundamental. Visão sistêmica também. Além de planejar bem cada passo do golpe, o Professor também avaliou vários cenários distintos. Com isso, pôde antecipar situações e se preparar para lidar com imprevistos. Aqui cabem algumas perguntas: o quanto planejamos assim, de forma detalhada, nossas carreiras? Temos clareza de nossas metas e dos passos necessários para alcançá-las ou ficamos nas mãos de terceiros ou das empresas em que trabalhamos?

•    Conhecer bem a empresa em que está ou onde planeja trabalhar é fundamental. No esconderijo em Toledo, o "Professor" mantinha uma maquete bem detalhista da Casa da Moeda. E também sabia os nomes, cargos, hábitos e atividades de cada funcionário do local. Manter o senso de observação bem aguçado e estudar minuciosamente como a linha de atuação da empresa, bem como conhecer quem possui cargos-chave, são passos certeiros para quem deseja uma carreira calcada no sucesso.

•    Assumir riscos calculados pode gerar bons resultados. Em diversos momentos, o Professor colocou seus pupilos - e a si mesmo também - em circunstâncias bem tensas, mas sempre com objetivos definidos em mente, como captar informações da polícia e ter uma visão mais clara sobre como e quando a inspetora Raquel pretendia agir. Num paralelo com a rotina numa empresa, as pessoas podem não só estudar e ler para captar tendências e mudanças no mercado, como se precaver sobre possíveis perrengues.

•    Treinamentos são fundamentais para ampliar a visão do todo e adquirir novas competências. O time foi treinado durante meses, tempo necessário para ampliar o repertório de habilidades e conquistar mais aprendizado. Fica a lição: buscar o aprimoramento sempre, até mesmo de coisas que não têm a ver com sua área.

Quer conhecer as ideias negativas que "La Casa de Papel" apresenta às pessoas? Acesse o link na sequência:

Fonte: https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2018/05/04/dicas-de-la-casa-de-papel-para-aplicar-na-carreir.htm 
 

Compartilhar: