Dicas para os gestores conduzirem suas equipes durante a pandemia do Covid 19

Dicas para os gestores conduzirem suas equipes durante a pandemia do Covid 19

A realidade da vida pós-Covid-19, de acordo com Mark Nevins, em matéria para o site da Forbes, ainda não tem muita forma e as consequências da pandemia para negócios, organizações, economia e sociedade vão se arrastar pelo restante de 2020 e além. No momento, para enfrentar essa grave crise, Nevins comenta que as empresas precisam de liderança inteligente, orientada por valores e focada. Ele sugere que nos lembremos de um velho ditado: “Crise não constrói caráter, revela.”

Há 18 meses, em coautoria com John Hillen, Nevins publicou um livro sobre liderança intitulado “What Happens Now?” (“O que Acontece Agora?” em tradução para o português). O argumento principal da obra é que os líderes, mesmo (e especialmente) os bem-sucedidos, devem se reinventar e mudar a si mesmos ou correm o risco de perderem o controle sobre seus negócios. Independentemente do quão eficaz tenha sido ontem, descobrirá que hoje e amanhã provavelmente haverá novas e diferentes exigências para liderar. Caso não consiga se reinventar e se adaptar, você e sua organização irão parar e falhar.

Nevins comenta que não existe um manual para a liderança quando as apostas são altas e certamente não existe um guia de o que fazer diante de uma pandemia do século 21. Todos estão enfrentando ameaças em várias frentes ao mesmo tempo: a si próprio, família, funcionários, clientes, fornecedores e parceiros de negócios, sistemas governamentais e financeiros e potencialmente o tecido social.

Apesar de não existir uma “receita de bolo” para os gestores empresariais enfrentarem a pandemia do Covid 19, Nevins sugere que eles sigam 11 dicas para conduzir seus subordinados durante essa grave crise mundial:

1) Informe-se
Isso significa ir além de apenas assistir ao noticiário da TV. Não se deixe levar pelo sensacionalismo e não o projete nos outros. Uma boa fonte para monitorar é o relatório diário de situação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

2) Reconheça as mudanças
Nos negócios, as coisas mudam diariamente ou até de hora em hora. A realidade de hoje é diferentes do que na segunda-feira e muito diferente da semana passada. Seja flexível, adaptável e esteja disposto a fazer escolhas difíceis. Ninguém tem uma bola de cristal, mas leia as implicações macroeconômicas do seu negócio, indústria e setor para que possa tomar melhores decisões.

3) Atente-se à segurança de todos pelos quais é responsável
Trabalhar em casa é apenas o primeiro passo. O gestor deve fazer com que seus subordinados se sintam seguros, engajados, informados e úteis. Nevins comenta que um dos seus clientes, talvez o CEO mais “durão” de todos e líder de uma empresa global agressivamente orientada para vendas, passou os primeiros 20 minutos de seu discurso na semana passada ressaltando que o que mais importava para ele era que seu pessoal se sentisse, fisicamente e psicologicamente, seguro.

4) Crie um plano claro para sua organização
“Vários de meus clientes CEOs insistiram na importância de pensar globalmente e agir localmente – isto é, esboçar planos de forma mais detalhada possível a longo prazo (pelo menos até o final do terceiro trimestre) reconhecendo que haverá muitas mudanças, mas, ao mesmo tempo, concentrar-se extremamente em seu plano de ação, semana a semana e até mesmo dia a dia”, ressalta Nevins. As coisas estão mudando em um ritmo inacreditável. É preciso criar um conjunto tático de etapas para essa nova maneira de trabalhar. O gestor deve pensar estrategicamente, conduzindo (e reconduzindo) o planejamento do cenário – Planos B, C e D – estando disposto a se adaptar rapidamente. Se você já se perguntou como é realmente o “VUCA” (acrônimo inglês que significa volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade), é isso.

5) Certifique-se de impulsionar sua equipe
Você não está sozinho, não deve tentar ser um super-herói. Nevins sugere que façamos uma reflexão sobre uma frase dita por um dos seus mentores: “todos nós somos mais inteligentes do que qualquer um de nós”. Reúna sua equipe para garantir o alinhamento de planos, prioridades e contingências de modo a envolvê-los no planejamento desse cenário. Trabalhe com os integrantes para diferenciar os “realmente importantes dos meramente urgentes” – e ajude-os a fazer o mesmo com seus times. Pergunte como eles e suas famílias se sentem a fim de ajudar a garantir que todos estejam utilizando sua inteligência emocional para liderar e gerenciar da maneira correta. Mesmo em tempos “normais”, trabalhar com equipes remotas apresenta desafios extras e essas são ótimas sugestões para fazer os grupos virtuais funcionarem.

6) Invista em comunicação
Nevins comenta que seus amigos e clientes sempre o ouvem dizer com frequência: “Nenhum executivo já foi criticado por excesso de comunicação”. Diante de tal constatação, o gestor deve se comunicar com credibilidade, otimismo e ser realista, mas positivo. Com a maioria das pessoas trabalhando remotamente, devem ser configuradas várias e novas maneiras de manter contato. Como líder, preste atenção ao seu estilo e estratégias de diálogo, seja deliberado e o mais “visível” possível. Defina o tipo e a frequência de comunicação certos para sua organização (talvez um pequeno “bate papo” semanal seja eficiente), seja claro e específico com suas mensagens (o que os indivíduos precisam ouvir?) e não tenha medo de repetir os principais temas. 

7) Seja criterioso em sua comunicação formal com toda a empresa
Churchill não fazia discursos de rádio diários, mesmo no auge da Segunda Guerra Mundial, e você também não deve. Embora os CEOs e outros líderes empresariais devam garantir que a comunicação geral da empresa seja aumentada, eles não devem exagerar nas ligações pessoais ou nos e-mails com cópia para toda a empresa. Ao invés disso, deve-se analisar regularmente os relatórios diretos nas mensagens que transmitem de fato o que a companhia está fazendo e como o pessoal deve responder, inclusive conforme as circunstâncias mudam. Todos os líderes da organização devem contar a mesma história, com confiança, compaixão e otimismo: de que maneira se manter seguro, trabalhar coletivamente e garantir que todos estejam focados no que é mais essencial para a empresa e seus clientes.

8) Encontre novas maneiras de criar conexões
Comunique o máximo que puder, especialmente informalmente, e certifique-se de que os funcionários possam contar com você: nada é pior do que um líder que desaparece quando a situação se torna difícil. Esteja disponível e se sinta à vontade para falar sobre preocupações pessoais e profissionais. Se sua organização não usa videoconferência, agora é a hora de implementá-la. Muitas ferramentas são gratuitas (Skype, WhatsApp) e alguns dos principais players do setor (por exemplo, Microsoft e Google) estão atualmente oferecendo ferramentas de conferência corporativa em resposta à Covid-19. Nevins ressalta que muitos dos seus clientes passaram a realizar essas reuniões virtuais regularmente nos últimos anos – e quando conseguiram se adaptar a elas, descobriram que podem melhorar o senso de engajamento e diálogo. Se você é novo na condução de chamadas ou reuniões por vídeo, reflita sobre essas dicas para o ajudar a se sentir mais confortável.

9) Lembre-se de ser autêntico
Agora não é um bom momento para mudar seu estilo: não é necessário ser como oficiais do exército para ser um líder eficaz em tempos de crise. Não esconda más notícias. Seja honesto, inclusive dizendo “eu não sei” se não souber. Você não precisa saber todas as respostas – mas reserve um tempo para entender o que seus funcionários estão perguntando e qual o motivo dessas perguntas.

10) Acima de tudo, administre a si mesmo
Você é um ser humano e está estressado como todo mundo – e provavelmente de maneiras que nem imagina. Não deixe chegar ao seu limite. Reserve um tempo para garantir que esteja o mais preparado e concentrado possível. Mantenha-se equilibrado: exercite-se, coma adequadamente e reserve um tempo para ficar com quem é importante. Sua família e amigos precisam de sua atenção e liderança tanto quanto seus funcionários e clientes.

11) Seja líder
Seus funcionários se lembrarão por muito tempo como foram tratados durante essa crise. Nada gera mais lealdade e engajamento dos funcionários do que pensarem: “Meu chefe se importa comigo como ser humano”. Como líder, é preciso tratar a crise do Covid 19 como um momento decisivo para você e sua organização.

Fonte: https://forbes.com.br/carreira/2020/03/11-dicas-para-ser-um-bom-lider-em-meio-a-crise-do-coronavirus/ 
 

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