DP e RH: uma combinação imprescindível

DP e RH: uma combinação imprescindível

Luciana Lima, em matéria para a Exame, comenta que, no Brasil, o conceito de RH estratégico ainda é algo distante e, na maioria das empresas, a área de gestão de pessoas ainda é mais operacional. Pelo menos é isso que aponta o Mapa do RH & DP, estudo realizado pela Sólides, startup de recursos humanos.

Segundo o mapeamento, que ouviu mais de 2.500 profissionais, em 61% das grandes empresas no Brasil, aquelas que empregam entre 200 a mil pessoas, a área de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP) são compostas pela mesma equipe.

Entre as pequenas empresas, que empregam até 49 pessoas, o número é ainda maior: 68% têm as áreas de RH e DP fundidas em uma só equipe. Entretanto, enquanto a maioria das grandes empresas (75%) utilizam tecnologia para automatizar os processos burocráticos do DP, entre as pequenas empresas esse número é de apenas 29%.

A pesquisa, que mapeou vários processos de gestão de pessoas em empresas brasileiras, ainda apontou que somente 14% das companhias tem orçamentos predominantemente dedicados a treinamento e capacitação dos colaboradores. Outra descoberta do estudo é que processos básicos da área de gestão de pessoas, como planos de desenvolvimento individual e pesquisas de avaliação de desempenho, não são adotados por grande parte das empresas no Brasil.

Em uma organização, o DP é a área responsável pelos processos administrativo-burocráticos que envolvem a gestão de todos os colaboradores. É um setor muito importante para garantir que as organizações estejam de acordo e cumprindo todas as normas e leis referentes ao mercado de trabalho, evitando assim, multas e processos trabalhistas.

O DP possui três atribuições: admissão, gestão e demissão de colaboradores. A primeira atribuição diz respeito à rotinas relacionadas ao processo de contratação, como exames e documentação. A segunda é responsável por gerenciar a jornada de trabalho, como pagamento de salários e benefícios, férias etc. A terceira atribuição diz respeito ao processo de desligamento.

Por outro lado, o RH lida mais diretamente com a gestão do capital humano de uma organização. Todas as atividades relacionadas aos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação e promoção de cargos são de responsabilidade dessa área. Diferentemente do DP, segundo o Sispro, o RH tem um papel estratégico dentro das organizações, pois é responsável, por exemplo, pela retenção de grandes talentos, atuando sempre na gestão do clima e cultura organizacional, como também no planejamento de todas as tratativas relacionadas a cargos, carreiras e salários dos colaboradores.

Todavia, vale ressaltar que ambos atuam de maneira interativa, cada um com sua importância e atribuições. Porém, em minha opinião, quanto mais cedo a organização despertar para as atribuições do RH, maior serão suas chances de sucesso no mercado. É por isso que, no processo de crescimento e consolidação de uma organização, é imprescindível que o DP, cujas atribuições são operacionais, evolua a par com o RH, cujas atribuições são estratégicas e desempenhadas para melhoria de processos, pessoas e gestão.

A Psicóloga e Consultora de RH, Isabella Santos, que atua hoje em uma consultoria de Mercado de RH, comenta que, normalmente, as empresas são burocráticas, técnicas, racionais e normativas, não dando espaço para sentimentos e emoções. Essas características impedem a expressão, participação e engajamento dos colaboradores, resultando na falta de motivação e comprometimento, o que acaba refletindo na produtividade e desempenho das organizações como um todo.

“A área de DP, que está relacionada a processos e cumprimentos de normas é de extrema relevância para uma organização, todavia, a composição de uma empresa é determinada por pessoas; olhar, desenvolver e cuidar dessas que a compõe, é tão primordial quanto; sendo necessário um estudo relacionado a psicologia organizacional e a gestão de pessoas, que não longe, está atrelada aos processos e desenvolvimento da organização, de uma forma pensada e elaborada estrategicamente”, afirma Isabella.

Compartilhar: