Empatia: estratégia para resolver conflitos

Empatia: estratégia para resolver conflitos

Tempo atrás, fui entrevistado pelo site Escolha sua Profissão, que é destinado a jovens do ensino médio que estão buscando informações sobre profissões. Falei sobre Administração, profissão que escolhi seguir e que me tornei bacharel em 1992. Dentre as perguntas que me foram propostas, uma fez com que tivesse que refletir bastante para responder: qual o maior desafio na carreira de Administrador?

Respondi que o maior desafio da profissão é saber como lidar com as pessoas, pois o Administrador é um profissional que tem como atribuição conduzir uma equipe na busca por objetivos. É preciso muito jogo de cintura e bom senso para lidar com colaboradores que, normalmente, possuem características e personalidades muito diferentes.

Saber lidar com pessoas é uma habilidade imprescindível a todo ser humano, mesmo que não tenha uma equipe para liderar, pois, como seres humanos, nos relacionamos cotidianamente com outras pessoas, não só no ambiente de trabalho, mas também nas relações com amigos, parentes e parceiros de relacionamento afetivo.

Por mais que existam estratégias para evitar conflitos no relacionamento entre as pessoas, acredito que, mais cedo ou mais tarde, os conflitos sempre surgirão. Segundo Núbia Araújo Silva, em um artigo publicado no site Brasil Escola, os conflitos são inerentes às relações humanas, seja em ambientes formais ou informais. “Todo ser humano possui suas características, sejam físicas ou de personalidade, que o tornam um ser único e individual. Tais peculiaridades sempre produzem alguma espécie de conflito, seja de forma velada ou exposta, quando em contato com algo divergente”, afirma Silva.

Diante disso, acredito que é a melhor estratégia para resolver os conflitos que surgem nas relações entre as pessoas é a empatia. Segundo uma matéria publicada pelo site Ivory, empatia pode ser definida como a habilidade ou capacidade de reconhecer e compreender emocionalmente o outro. Em outras palavras, é um atributo que permite à pessoa realizar o exercício mental de se imaginar na posição do outro.

“É justamente por isso que a empatia é uma habilidade tão importante: ela mostra que reconhecemos a humanidade no outro, que o respeitamos e que nos importamos com ele. Para praticarmos a empatia, tanto no ambiente pessoal quanto profissional, o primeiro passo envolve, primeiramente, escutar o outro. É fundamental evitar pré-conceitos e suposições sobre o que está acontecendo; portanto, a melhor coisa a se fazer é perguntar diretamente à pessoa como ela está se sentindo, se está tudo bem e como você pode ajudar”, afirma o Evory.

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