Final de semana sem pensar no trabalho

Final de semana sem pensar no trabalho

Em tempos de supervalorização da produtividade, os períodos de folga são preciosos e merecem ser vividos com qualidade. No entanto, o expediente puxado e o excesso de tarefas às vezes faz com que a mente não desligue nem no fim de semana, atrapalhando o lazer e o descanso. Para fugir dessa armadilha, Heloísa Noronha, em matéria para o Universa, enumerou algumas sugestões:

Faça planos para o seu tempo livre: não se trata de montar um cronograma organizadinho, mas de listar algumas coisas que gostaria de fazer, como ver um filme que acabou de estrear, arrumar os armários, começar um livro novo ou tomar um café com alguém. Com uma agenda cheia de atividades prazerosas ou produtivas, diminui o risco de pensar em trabalho e de acessar os e-mails profissionais. Além disso, ao se programar você evita levar tarefas do escritório para concluir em casa.

Desconecte-se: ficar off-line ajuda a descansar a mente e a espairecer. Viver conectado 100% do tempo pode te sobrecarregar, além de atrapalhar os relacionamentos. Então, desconecte o recebimento automático de e-mails profissionais do seu celular nos fins de semana, nas férias e nos períodos de descanso. Ver aquela marcação de mensagem não lida na tela do celular instiga a querer abrir para ver de que se trata. Então, o melhor é nem deixar a marcação aparecer, certo?

Se algo urgente acontecer, você vai ficar sabendo: dependendo do seu tipo de trabalho, urgências e problemas podem ocorrer independentemente de dia e horário. Porém, até em circunstâncias assim é preciso estabelecer limites. Combine com os colegas quais são os casos excepcionais em que devem entrar em contato e procure relaxar. Se não recebeu nenhuma mensagem ou ligação, é porque não houve necessidade.

Viva o momento presente: ao brincar com os filhos, lavar a louça após o jantar, andar de bicicleta no parque ou tomar um banho relaxante sem pressa, procure curtir intensamente o momento, concentrando toda a sua atenção naquilo que está fazendo. Fazer algo divertido com a cabeça cheia de preocupações e ansiedade só causa mais estresse. Tente evitar que a sua mente divague rumo ao escritório e mantenha o foco no que realmente interessa, que é se desligar do trabalho.

Deixe tudo organizado na sexta: você sentirá mais segurança em não pensar no trabalho nos seus momentos de lazer se já deixar tudo planejado. Portanto, na sexta-feira, elabore uma lista com suas atividades para a semana seguinte, destacando as tarefas mais urgentes. Se possível, faça essa lista logo de manhã e tente adiantar algo no período da tarde.

Faça exercício: de preferência, ao ar livre. Vale qualquer ideia: caminhar, correr, pedalar etc. Mais do que melhorar o condicionamento físico, a proposta é aproveitar o contato com a natureza e o fato de a atividade física liberar substâncias benéficas para o bem-estar para sentir mais disposição e energia.

Fontes: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2019/08/25/dez-dicas-para-parar-de-pensar-em-trabalho-no-fim-de-semana.htm
 

Compartilhar: