Ganhe pontos com sua pontualidade

Ganhe pontos com sua pontualidade

Vamos ser bem sinceros? É muito desagradável lidar com pessoas que não cumprem datas e horários. Acredito que o melhor exemplo são os médicos (na verdade, o pior exemplo). Quem nunca se estressou por ficar horas aguardando em um sala de espera?

"Aprender a gerenciar o tempo é considerado uma habilidade", diz Marineide de Oliveira Aranha Neto, professora da área de RH na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ela explica que perder a hora com frequência ou deixar de entregar um trabalho no prazo podem afetar a forma como o profissional é visto. As pessoas que não sabem gerenciar o tempo estão comprometendo o sucesso de sua carreira, pois a pontualidade faz parte da imagem profissional, afirma a professora.

A jornalista Thâmara Kaoru entrevistou alguns profissionais e elencou dez dicas que visam ajudar as pessoas a se tornarem mais pontuais. Vejam as dicas que ela divulgou por meio de uma matéria publicada por meio do site UOL:

1. Calcule o tempo de suas atividades: a consultora do Sebrae-SP em Bauru Patrícia Zuccari explica que o primeiro ponto para evitar atrasos é calcular o tempo de cada atividade desde que acorda até chegar ao trabalho. Isso inclui listar quantos minutos demora para tomar banho, café da manhã, escolher a roupa, vestir-se e chegar ao trabalho, por exemplo. "Calcular o quanto demora em cada atividade fará com que a pessoa consiga saber o tempo total de que precisará e, assim, poderá colocar o seu relógio para despertar na hora correta. Se uma atividade tomar mais tempo já vou saber que a próxima terá que ser mais rápida", explicou Zuccari. "É bom lembrar que o ideal é sempre deixar uns minutos a mais, no caso de algum imprevisto", diz;

2. Use um despertador extra: a consultora do Sebrae-SP afirma que uma das principais desculpas para atraso no trabalho é que o alarme não tocou por falta de bateria no celular. A dica é usar o celular como despertador e mais um relógio longe da cama, de modo que levante para desligá-lo. E não use a tecla soneca;

3. Deixe a roupa e o café da manhã preparados: quem perde muito tempo para escolher a roupa que vai usar no trabalho pode começar a deixar pronto, no dia anterior, o que irá vestir, orienta a consultora do Sebrae-SP. Deixar o café da manhã adiantado também ajuda a ganhar alguns minutos que podem fazer diferença entre chegar no horário e se atrasar;

4. Tenha caminhos alternativos: tenha em mente um caminho alternativo para ir ao trabalho, no caso de trânsito ou algum imprevisto no trajeto que normalmente costuma fazer. Aplicativos de celular também podem ajudar a saber em quanto tempo chegará ao trabalho. Se usa transporte público, pense em meios opções caso haja greve, se o ônibus quebrar ou se o metrô parar;

5. Durma mais cedo: "Quem não tem o hábito de dormir mais cedo pode tentar ir para a cama dez minutos antes. Após acostumar com esses dez minutos, tente outros dez minutos e assim por diante", explica a consultora;

6. Evite excessos: "Evite consumir bebidas alcoólicas em excesso na noite anterior ou mesmo tomar doses maiores de remédios", orienta Zuccari. Aranha Neto explica que, se o trabalhador já sabe que precisará acordar cedo no dia seguinte, o ideal é evitar baladas. "Se toda sexta-feira você tem uma reunião cedo, quer dizer que quinta-feira não é um bom dia para sair, por exemplo";

7. Modere nas redes sociais, jogos e TV: para a professora do Mackenzie, as redes sociais e os jogos também devem ser usados moderadamente, já que o trabalhador pode ficar até tarde usando o celular, o computador e até assistindo a uma série e perder o horário no dia seguinte;

8. Adiante tarefas: o atraso pode ocorrer não só na hora de chegar ao trabalho, mas também ao entregar um projeto. Tente deixar pronto o que precisa o quanto antes. "Se tenho que entregar um projeto ou um relatório depois de amanhã, é melhor tentar deixar pronto amanhã para dar margem ao imprevisto", afirma a professora do Mackenzie. Identifique a hora mais produtiva do dia para realizar as tarefas mais difíceis. Isso ajuda a ganhar tempo;

9. Tenha uma agenda: use uma agenda, eletrônica ou de papel e anote tudo o que precisa fazer.  "Classifique as pendências em urgentes, que serão resolvidas na primeira hora do dia seguinte. Depois, saiba quais são as importantes, que deverão ser resolvidas durante o dia e, por último, as normais, que poderão ter um prazo de uma semana", diz Zuccari. Para ela, é importante revisar a agenda no dia anterior, olhando tanto as pendências como os compromissos, para evitar atrasos;

10. Seja realista com seus compromissos: não adianta colocar um compromisso próximo ao outro, sabendo que não conseguirá cumpri-lo. Considere o tempo de cada atividade para refletir a realidade do seu dia, aconselha a consultora do Sebrae-SP.

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