Gestão de mídias sociais em pequenas empresas

Gestão de mídias sociais em pequenas empresas

Segundo o estudo mundial Digital in 2016, realizado pela agência global We are Social, somente no Brasil existem mais de 100 milhões de usuários nas redes sociais. Este número representa metade da população do país conectada às inúmeras formas de se relacionar pela internet. Por isso, é praticamente impossível empreender e não utilizar essas ferramentas no negócio, independente do seu ramo de atividade.

Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Youtube, LinkedIn e até o Whatsapp, que não é propriamente uma rede social, mas sim um aplicativo de mensagens instantâneas, têm atraído a atenção de micro e pequenos empresários e transformado o marketing nos negócios. “É preciso entender como gerenciar a informação relevante para o público. Por exemplo, se vou colocar conteúdo em uma plataforma móvel, ele precisa ser adequado para isso. Textos muito longos, pouco objetivos e com muitos links não são ideais”, afirma Matheus Marangoni, supervisor acadêmico do curso de graduação em Propaganda e Marketing da ESPM.

Marangoni comenta também sobre a necessidade primordial de conhecer o público com o qual você quer manter sua comunicação: “Saber o comportamento do consumidor é essencial para direcionar as mensagens. E qualquer planejamento para as redes sociais precisa estabelecer as metas e métricas capazes de aferir os resultados”.

Engana-se, porém, quem acredita ser necessário estar em todos os lugares ao mesmo tempo: o bom planejamento de marketing nas redes sociais deve dizer onde é mais vantajoso estabelecer suas estratégias. “Estar em todas as mídias não é sinônimo de uma boa presença digital. É preciso saber em quais plataformas o seu potencial consumidor se encontra de forma mais ativa para que se possa gerar maior visibilidade, obter um melhor relacionamento e aumentar as vendas de sua empresa”, comenta Sandra Turchi, diretora da Digitalents.

Criar uma página nas redes sociais é muito fácil e os empreendedores, no início, desenvolvem este trabalho ao mesmo tempo em que tocam o negócio. Esta realidade, adotada principalmente por conta dos custos iniciais que uma empresa demanda, precisa ser revisada pelo empreendedor, que deve estar consciente da importância do gerenciamento das redes para sua atividade.

“O empresário deve considerar que a gestão das mídias sociais exige tempo e deve ser bem feita para que o uso desse recurso não se torne um fardo para seu negócio. Caso ele não tenha tempo ou conhecimento sobre as redes nas quais deseja atuar é importante se informar ou buscar ajuda. À medida que forem crescendo e a interação dos usuários aumentar é importante investir mais no monitoramento das redes e pensar em definir alguém com perfil para atuar como Community Manager (profissional que cuida dos conteúdos e gerenciamento das redes sociais e outras plataformas on line), ou mesmo contratar uma consultoria ou agência”, finaliza Turchi.

Fonte: Revista Administrador Profissional – n° 364

 

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