Gestão de redes sociais das empresas

Gestão de redes sociais das empresas

É inegável que as redes sociais exercem forte influência na imagem de uma empresa. Por isso, de acordo com uma matéria publicada pelo UOL Meu Negócio, é muito importante saber como fazer a gestão de redes sociais. Para que a gestão seja feita de forma eficaz, o UOL apresenta algumas dicas, pois não basta somente publicar conteúdo nas plataformas.

Na prática, a gestão consiste em um grupo de estratégias de marketing que auxiliarão na organização e assertividade das publicações, tais como: planejamento, análise de dados, conhecimento em produção de conteúdo e tráfego pago. Deve-se ter em mente que o foco dessas estratégias é buscar a diferenciação em relação aos concorrentes.

Em relação a melhor rede social para se trabalhar, o UOL afirma que isso é bem relativo. O Facebook, por exemplo, aumenta o alcance da marca de acordo com a interação do usuário. Já o Instagram, permite um alto nível de interação por meio de conteúdos mais visuais. Também não se pode deixar de citar o crescimento do TikTok, que está se caracterizando pelas trends, que são conteúdos que viralizam de forma natural, como desafios, músicas, coreografias, tutoriais ou dublagens.

Seguem algumas dicas bem assertivas, apresentadas pelo UOL Meu Negócio, que contribuirão para que as redes sociais de sua empresa se tornem aliadas do aumento do faturamento:

Defina o que irá divulgar: são inúmeros formatos de conteúdo para trabalhar, entre vídeos, imagens, lives e enquetes. Por isso, o ideal é que sejam realizados testes para entender quais deles trazem os melhores resultados;

Crie a persona: você sabe para quem direcionar as campanhas de marketing? Se ainda não, é imprescindível definir uma persona! Por meio de um nome, idade, profissão, hábitos de consumo e outras características, é possível criar a figura do “cliente ideal”;

Direcione seus conteúdos: cada rede social agrada a um tipo de público. Sua persona é jovem? Então o uso de “memes” pode ser bem atrativo. Sua persona é madura? Então utilizar um tom mais sério e educativo pode ser o caminho ideal;

Defina a frequência das publicações: além de criar conteúdos relevantes para a rede, é fundamental entender a quantidade e os horários ideais para os posts. Como saber isso? Por meio de testes! É assim que a empresa descobre se o público interage mais nos horários comerciais ou fora dos horários de pico.

Além das dicas fornecidas pelo UOL, Gisele Primon, sócia-fundadora da Agência Popp Design, comenta que, para alcançar cada vez mais pessoas e até mesmo conquistar novos clientes por meio das redes sociais, é imprescindível investir nas campanhas pagas. “Por meio de campanhas pagas a empresa poderá aumentar o reconhecimento de sua marca, o engajamento com suas publicações, os acessos ao seu site e até receber mensagens de clientes ativos e potenciais. O segredo é criar campanhas criativas com um boa estratégia, elaboradas por um profissional da área de marketing digital”, comenta Gisele.

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