Gestão do Invisível

Gestão do Invisível

Dentro de uma empresa, os funcionários estão em constante interação para a execução de suas atividades. A comunicação entre eles é diária e constante. Neste processo de comunicação, o grande problema são os aspectos invisíveis.

Os assuntos visíveis dizem respeito às informações necessárias à execução das atividades da empresa, por exemplo, quanto deve ser vendido, o preço de cada produto, as estratégias que serão utilizadas para aumentar as vendas etc. Por outro lado, existem alguns sentimentos que surgem durante o processo de comunicação e que não afloram diretamente, ficando guardados com cada um, ou seja, ficam “invisíveis”.

Imagine que você comunica ao seu chefe que não conseguiu cumprir sua meta mensal de vendas porque seu filho passou o mês inteiro com problemas de saúde. A reação dele é dizer que uma coisa não tem nada a ver com a outra e lhe diz que estará no olho da rua se isto se repetir no próximo mês. Você não responde nada e baixa a cabeça, mas surge um sentimento de raiva muito grande. Esses sentimentos negativos, chamados de lixo emocional, vão se acumulando com o passar do tempo e fazem com que surjam rixas entre os funcionários. O acúmulo exagerado de lixo emocional transforma o ambiente de trabalho em um inferno e prejudica o desempenho de uma empresa.

Um dos métodos para se reduzir o lixo emocional é elaborar sessões de “lavagem de roupa suja”, ou seja, sempre que sentir que um colega de trabalho passou a tratá-lo de forma diferente, tente conversar com ele para identificar o que aconteceu. Quem sabe, em um momento que estava meio estressado, você pode tê-lo tratado com rispidez ou falta de educação. Mesmo sem intenção, você pode tê-lo magoado. Não se esqueça de duas dicas importantes: grandes amizades podem acabar por causa de mal entendidos e, normalmente, as pessoas não ficam magoadas conosco apenas pelo que falamos e sim pelo modo como falamos. Um pouco de educação, de humildade e de bom senso não fazem mal a ninguém e conseguem limpar muito lixo emocional.

 

Compartilhar: