Logística reversa: um bem para o meio ambiente

Logística reversa: um bem para o meio ambiente

A logística reversa é a área da logística na qual as empresas são responsáveis pelos seus próprios produtos: desde o ponto final (o cliente) até o seu ponto de origem, a própria empresa fabricante. Esta gestão de reaproveitamento chama-se Gestão de Recuperação de Produtos ou então Product Recovery Management (PRM) e tem como objetivo reduzir custos e, principalmente, preservar o meio ambiente, pois ela reaproveita produtos e materiais descartados, produtos usados, danificados, vencidos ou as embalagens de seus consumidores finais.

Os principais produtos utilizados nos processos de logística reversa são: pneus; pilhas e baterias; embalagens e resíduos de agrotóxicos; lâmpadas fluorescentes, de mercúrio e vapor de sódio; óleos lubrificantes automotivos; peças e equipamentos eletrônicos e de informática; eletrodomésticos (geladeiras, fogões, micro-ondas, freezers, etc.).

A Logística Reversa recolhe, desmonta e processa produtos usados, partes de produtos e materiais para garantir uma recuperação sustentável ao Planeta. Pode-se dizer que a logística reversa tem diversos objetivos: planejamento, implementação e controle sob diversos aspectos:

•    O retorno ou a recuperação de produtos;
•    A redução do consumo de matérias-primas;
•    A reciclagem, a substituição e a reutilização de materiais;
•    A deposição de resíduos;
•    A reparação e refabricação de produtos;
•    Desta forma, o ciclo da logística é fechado por completo.

Para que este ciclo efetivamente funcione, todos precisam contribuir:

•    Consumidores: devolver os produtos que não são mais usados em postos (locais) específicos;
•    Comerciantes: instalar locais específicos para a coleta (devolução) destes produtos;
•    Indústrias: retirar estes produtos, através de um sistema de logística, reciclá-los ou reutilizá-los;
•   Governo: criar campanhas de educação e conscientização para os consumidores, além de fiscalizar a execução das etapas da logística reversa.

A logística reversa se faz mais necessária do que nunca já que, cada vez mais, nosso poder de consumo cresce, além de já não termos mais aterros para dar conta de tantos materiais descartados. Juntando a falta de locais apropriados à falta de conscientização e falta de educação, estes materiais acabam sendo descartados em locais impróprios, como rios e córregos, o que em dias de chuvas, causam transbordamentos, enchentes, além de inúmeras doenças. Por isso ela é tão importante para o nosso bem estar e nossa sobrevivência.

Fonte: https://www.guardeaqui.com/blog/logistica-reversa/
 

Compartilhar: