Mantenha a postura nas confraternizações

Mantenha a postura nas confraternizações

Muitas pessoas aguardam ansiosas pelas confraternizações de final de ano em suas empresas, momento em que os profissionais estão mais relaxados, as metas já foram alcançadas e, em algumas companhias, acontece o reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido durante o ano. Porém, apesar dessas celebrações apresentarem, na maior parte das vezes, um clima mais informal, é preciso que os profissionais tomem cuidado com suas atitudes, pois elas podem fazer muita diferença em suas carreiras.

Quem não conhece aquele colega promissor que se excedeu, bebeu demais, deu vexame na frente de pessoas importantes da organização e acabou perdendo uma boa oportunidade na empresa? Ou então aquele outro que foi além do convencional, escolheu uma roupa não apropriada e virou o centro das atenções e das conversas paralelas? Atitudes e comportamentos errados podem gerar consequências muito sérias, por isso, essas ocasiões merecem atenção.

“É fato que as empresas contratam por competência e currículos, mas existem pesquisas neste campo do comportamento que mostram que 70% das demissões acontecem por atitudes inconvenientes. Ou seja, a maior parte dos desligamentos ocorre quando o profissional “pisa na bola” e não porque não é bom o suficiente ou deixou de apresentar o desempenho esperado. Hoje, com a competitividade do mercado, todo mundo tem que ter currículo e competência, mas o que vai diferenciar mesmo é o comportamento”, alerta Claudia Matarazzo, que mantém um portal com cursos e dicas na área do comportamento.

“O modo como você se veste e se expressa exerce um impacto em sua carreira. O mesmo se aplica ao seu comportamento, que pode ser autêntico, despojado e participativo, sem deixar de ser cuidadoso e consciente, o que reflete uma cidadania organizacional de excelência”, comenta Villela da Mata, master coach e presidente da SBCoaching.

Especialistas acreditam que se o deslize não for muito grande, provavelmente ele não trará consequências imediatas para a carreira, porém, isso não é motivo para comemorar. Villela da Mata lembra que as implicações podem acontecer mesmo depois de um tempo. “Uma atitude revela muito sobre o perfil do profissional e da pessoa em questão e será interpretada por gestores e líderes da alguma forma como, por exemplo, na escolha entre dois profissionais com competências similares para uma promoção”, alerta o master coach.

Claudia comenta que as consequências podem ir muito além da perda de uma vaga. “O que fica dessas ocasiões é a impressão. Os gestores podem não se lembrar dos detalhes, mas a sensação que ficou daquele momento não é esquecida. Muitas vezes, o deslize em uma festa de confraternização pode não ser o causador da demissão, mas os líderes podem aproveitá-lo, por exemplo, para usar na primeira oportunidade de corte de pessoal”, ressalta Claudia.

Portanto, antes que as confraternizações tenham início, pense em que tipo de impressão deseja deixar. Agir de acordo com as situações e manter o profissionalismo são regras essenciais a serem seguidas, mesmo nos ambientes mais descontraídos.

Fonte: Revista Administrador Profissional – ano 40 – nº 377
 

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