A “máquina” precisa de manutenção

A “máquina” precisa de manutenção

Atualmente, devido às pressões no ambiente de trabalho, medo de perder o emprego e a necessidade financeira, muitos funcionários não tiram férias ou, na melhor das hipóteses, trocam parte dos dias de descanso por dinheiro. Porém, os especialistas defendem que seria imprescindível que todas as pessoas descansassem. As férias são importantes sob todos os aspectos: profissional, pessoal, social e, especialmente, do ponto de vista da saúde e do bem-estar.

"A pressão no ambiente de trabalho só faz aumentar, com metas cada vez mais difíceis de atingir. Quer dizer, o profissional tem que se dedicar quase integralmente e isso gera cansaço, fadiga, estresse. Tirar férias significa um momento de pausa no meio de toda essa demanda", salienta a psicóloga Fernanda Mion, master em programação neurolinguística com formação em hipnose e psicoterapia breve individual e em grupo.

É importante ressaltar que a pessoa que não se permite esta parada necessária provavelmente está vivendo com estresse elevado, o que faz com que a glândula suprarrenal libere hormônios, como adrenalina e cortisol, na corrente sanguínea. "Tais substâncias podem prejudicar o organismo como um todo, originando sintomas como queda de imunidade, alteração do sono, mudança do apetite, elevação da pressão sanguínea, diabetes, problemas vasculares e cardíacos, tontura e depressão, entre outros sinais", adverte Cynthia Boscovich, psicóloga clínica pela Universidade de São Marcos (SP).

Para Fernanda Mion, nas férias os pensamentos desaceleram, a pressão arterial diminui e a qualidade do sono aumenta, proporcionando bem-estar. "Quando a pessoa está em franca atividade, o organismo é muito exigido e, dessa forma, atua no limite da força física e mental", comenta a psicóloga.

Na prática, não é difícil comprovar que alguém que está exausto, com visível fadiga, dificilmente conseguirá exercer suas funções com qualidade. Situação bem diferente do trabalhador feliz, produtivo e que atinge resultados. É o que mostra o projeto Holiday Health Experiment, conduzido pela agência de viagens britânica Kuoni em parceria com o Nuffield Health, um dos maiores institutos de saúde do Reino Unido: sair de férias contribui para reduzir a pressão arterial, aliviar o estresse, melhorar o sono e, de certa forma, rejuvenescer o corpo, benefícios que são estendidos por vários meses.

Toda máquina, por melhor que seja, precisa parar para receber manutenção. Dentre todas as máquinas, acredito que o corpo humano seja a mais perfeita que existe. Porém, tenha consciência que tal máquina também precisa de manutenção, do contrário poderá fundir. Portanto, nunca se esqueça de que as férias são nosso período mais importante de “manutenção” durante o ano.
 

Compartilhar: