Novos negócios que surgiram durante a pandemia

Novos negócios que surgiram durante a pandemia

De acordo com Jean Pecharki, em matéria para o Gazeta do Povo, o velho jargão de que crise também é sinal de oportunidade foi levado a sério por algumas empresas e empreendedores que vislumbraram em plena pandemia uma possibilidade de oferecer novos serviços ou ajustar antigas rotinas ao “novo normal”. Segundo uma pesquisa realizada recentemente pelo Sebrae, que analisou o impacto do coronavírus nos pequenos negócios, o vírus mudou o funcionamento de 5,3 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil.

“A capacidade de se adaptar, de mudar, de transformar um negócio que você empreende para poder enfrentar crises, em decorrência das muitas mudanças que o mundo vem sofrendo, é um dos pilares do comportamento empreendedor”, afirmou o consultor Renato Santos, administrador de empresas, empresário e palestrante, durante a live “Impactos do coronavírus: o que fazer?” transmitida pelo Sebrae, que discutiu a importância do comportamento empreendedor em tempos de crise. Na sequência são apresentadas algumas ideias inovadoras que visam aproveitar as oportunidades de negócio que surgiram durante a pandemia.

Bem estar no Home Office

Até então tida como uma prática longe de se tornar realidade e vista até mesmo com certo preconceito por parte dos empresários, o home office tem sido aplicado de forma quase unânime nesta pandemia e, para muitas empresas, o que era uma opção temporária, se tornou definitiva.

Pensando neste novo público, o aplicativo BNYOU, que opera em todo o país, tem oferecido serviços corporativos de beleza e bem-estar em domicílio, com o suporte de cabeleireiros, barbeiros, massagistas, maquiadores, manicures, pedicures, entre outros.

“O clima organizacional ganha muito quando a empresa se preocupa com o bem-estar dos colaboradores. Poder contribuir para manter a saúde e a autoestima, ainda mais durante a pandemia, é uma importante forma de motivação”, afirma Gabriella Garcia, sócia da empresa ao lado de Fábio Rigoni. “O protocolo sanitário é uma segurança para as empresas que nos contratam, já que existe um controle rígido da higienização para manter o colaborador tranquilo para receber o serviço em casa”, diz Fábio.
 

Câmara de desinfecção para condomínios

Com o fechamento do comércio físico, as compras pela internet tiveram um crescimento expressivo ao longo dos últimos quatro meses. O receio com a higienização dos pacotes e aos diversos contatos manuais que uma entrega em casa requer, fez com que a startup curitibana GMT Soluções apostasse em uma câmara de desinfecção com luz UV-C para pacotes, sacolas e embalagens que chegam pelos Correios, transportadoras e serviços de delivery.

O produto, voltado aos condomínios, usa a tecnologia de luz UV-C, que é capaz de dissociar moléculas e as informações genéticas do coronavírus, impedindo que ele se reproduza. “Queremos garantir aos moradores a sensação de segurança ao entrar em seu prédio, sabendo que suas compras e encomendas não serão o vetor de disseminação do novo coronavírus e outros que podem pegar carona no trânsito das mercadorias”, diz Will Batista, sócio da empresa.

Hoje, existem no Brasil mais de 500 mil condomínios registrados, que são o grande foco da GMT Soluções. O sistema funciona de modo seguro e simples: o produto é inserido no interior da câmara e o processo de desinfecção leva 30 segundos. O funcionamento é similar a um micro-ondas. Ao fim do ciclo de descontaminação o produto pode ser retirado.
 

Desinfecção de ambientes em 8 minutos

A startup Bioguard desenvolveu uma máquina de desinfecção de ambientes que conclui o processo em apenas 8 minutos. A tecnologia auxilia na higienização de escolas, universidades, comércios, hospitais e transportes em poucos minutos e sem deixar o ambiente úmido. A medida pode ser aplicada em ambientes de vários tamanhos. A tecnologia 100% nacional é capaz de descontaminar rapidamente os espaços, eliminando os organismos vivos presentes no ar e nas superfícies dos objetos, incluindo fungos, bactérias e vírus.

Andre Tchernobilsky, CEO da BioGuard diz que a máquina, comercializada com o nome de BGtech-19, realiza uma aspersão atomizada de ar com sanitizantes diluídos em água de forma homogênea, possibilitando o preenchimento completo de um ambiente de maneira rápida e eficaz. A névoa é formada por gotículas, que são ainda ionizadas eletronicamente.

“Em um hospital, a limpeza manual leva até 60 minutos com duas pessoas por quarto fazendo a limpeza. Usando nosso equipamento esse tempo é reduzido em mais de 50%. Em motéis garantimos a eficiência da higienização e rápida liberação dos quartos em minutos, que sem isso leva até 1 hora", diz o empresário.
 

Mercado dentro de casa

Outra startup que viu seu número de clientes se multiplicar rapidamente após a pandemia foi a curitibana Market4u, criada em 2019 com o objetivo de levar um minimercado para dentro dos condomínios. A estrutura oferece uma variedade considerável de produtos, que vão desde higiene pessoal, alimentação, bebidas e produtos para o churrasco, incluindo várias opções de carnes. A operação para a compra do produto é feita de maneira totalmente remota pelo cliente via aplicativo, sem a intermediação ou qualquer contato com funcionários. Basta comprar pelo celular e retirar o produto.

Os produtos ficam disponíveis 24 horas em um ambiente montado na área comum dos prédios e condomínios. Além de oferecer uma comodidade maior em tempo integral para as compras, o serviço evita que as pessoas precisem se deslocar grandes distâncias até os supermercados.
 

Monitoramento contra a Covid-19

O Grupo Idealit, empresa integradora de tecnologias da informação (TI), criou o Idealit Life Care, solução que aplica a inteligência de negócios para mapear e identificar a saúde dos colaboradores. A ferramenta será oferecida por meio de plataforma e aplicativo, que poderão ser utilizados por cada colaborador.

Na primeira fase, a principal funcionalidade será o monitoramento da Covid-19 entre os funcionários, mostrando indicadores de risco de infecção. Com base em informações diárias fornecidas pelos próprios colaboradores em um formulário de autodiagnóstico e um sistema de identificação via RFID, para a localização do usuário e captura da mobilidade, o sistema irá gerar relatórios com gráficos 360º e indicadores gerais e individuais.

O cruzamento de informações aponta um grau de risco de contaminação na empresa baseado em níveis de classificação estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “É uma solução inovadora, que vai possibilitar a tomada de ações preventivas com agilidade, propiciando mais segurança com precisão de dados”, afirma Rodrigo Pereira, CEO do Grupo Idealit.

Caso haja um funcionário com sintomas suspeitos, por exemplo, o sistema emite uma notificação pessoal de alerta. Automaticamente, o mapeamento identifica pessoas que tiveram contato ou estiveram próximas a esse colaborador, gerando um protocolo para a tomada de ações preventivas, como a solicitação de exames e informações de saúde adicionais e até o afastamento do grupo de risco.

Segundo Pereira, o programa foi desenvolvido com foco em grandes empresas e indústrias de qualquer segmento, mas pode ser ajustado para instituições de médio porte, como escolas, por exemplo. “Também consideramos o novo cenário corporativo, que prevê a valorização do trabalho remoto, com mais pessoas trabalhando de casa ou com deslocamento reduzido”, afirma. Para isso, a base de dados do Idealit Life Care também monitora a saúde dos colaboradores que estejam atuando fora do ambiente da empresa, levando em conta a rotina desse grupo.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/gazz-conecta/5-novos-negocios-de-sucesso-que-surgiram-na-pandemia/
 

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