Os limites da ambição no trabalho

Os limites da ambição no trabalho

A ambição no trabalho é algo bom ou ruim? A resposta é muito simples, pois, assim como tudo na vida, o segredo está no equilíbrio. Portanto, é importante não “ir com muita sede ao pote”. A princípio, não é errado ambicionar promoções e aumentos salariais. Ao contrário: a ambição é valorizada pelas empresas. Porém, segundo o site UOL, quando passa dos limites, deixa de ser qualidade e passa a ser defeito, prejudicando o profissional que, mesmo tendo talento e boas chances de crescimento, acaba malvisto no trabalho e até no mercado em que atua.

Para saber se a ambição passou do normal e se tornou prejudicial ao próprio ambicioso, Fernanda Campos, diretora-executiva de desenvolvimento de negócios da Mariaca, empresa de recrutamento de profissionais e consultoria de carreira, recomenda analisar três pontos: "Se o profissional pensa apenas em buscar a satisfação financeira; se há sobrecarga de tarefas e quando a obstinação e anseios são tão grandes que afetam sua qualidade de vida e seus relacionamentos".

Encontrar o equilíbrio em uma sociedade que promove a cultura do "levar vantagem" é difícil, mas não é impossível. "Muitos vêem como normal explorar o outro em benefício próprio. A competitividade distorce a ética, principalmente quando a pessoa já sabe o gosto do sucesso, do dinheiro. Mas olhe ao seu redor e avalie o que você realmente tem. Seus filhos estão felizes? Você tem amigos? Tem tempo livre para o lazer e vida pessoal? É uma pessoa querida pela maioria das pessoas? Quem convive com você é o melhor termômetro para lhe dizer se suas atitudes são equilibradas", explica a psicóloga e psicoterapeuta Triana Portal, pós-graduada em Psicologia Clínica na USP e com extensão na Emory University, nos Estados Unidos.

Segundo o psicólogo Fábio Munhoz, conselheiro da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL), outro ponto fundamental é pensar em sua carreira sem esquecer de se imaginar no futuro: "A ambição deve ser realista, galgada em passos e as pequenas vitórias devem ser valorizadas. Escalone sua ambição e trace as metas sem pressa".
"Pense a longo prazo, pois uma pessoa de 30 anos, por exemplo, ainda tem muito tempo pela frente e a pior coisa que pode acontecer é descobrirem que ela não é ética. Inicialmente, o ganancioso pode até se dar bem, mas uma hora a situação se reverte", afirma Sílvio Celestino, sócio-fundador da Alliance Coaching.

Em minha singela opinião, a ambição no trabalho é uma forma de nos motivarmos para exercer nossas atividades profissionais. Porém, não podemos nunca nos esquecer que a ética deve sempre vir antes da ambição. Além disso, acredito que a principal ambição das pessoas deveria ser feliz, e, logicamente, a felicidade não está somente na realização profissional.

Compartilhar: