Pelados por causa da comunicação informal

Pelados por causa da comunicação informal

Para que o processo de comunicação seja eficaz, ou seja, o receptor entenda perfeitamente a mensagem enviada pelo emissor, é imprescindível que saibamos escolher adequadamente o canal de comunicação. Os canais podem ser classificados em dois grupos: formais (carta, e-mail etc.) e informais (conversa “cara a cara” ou por telefone).

Quando precisar escolher um canal para enviar uma mensagem, tome muito cuidado com os canais informais. Ao utilizá-los, além de não haver um registro “formal” de que a mensagem foi efetivamente enviada, o conteúdo poderá ser entendido de forma errada. Para ilustrar o que estou querendo dizer, observe o exemplo fictício apresentado na sequência, cujas mensagens foram enviadas por meio de ligações telefônicas.

Mensagem do presidente para o diretor: na próxima segunda-feira, aproximadamente às 20h, o cometa Halley passará por aqui. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, peço que os funcionários sejam reunidos no pátio da fábrica, todos usando capacetes de segurança, para que eu possa explicar o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu, e todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um filme documentário sobre o cometa Halley.

Mensagem do diretor para o gerente: por ordem do Presidente, na segunda-feira, às 20h, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, os funcionários deverão ser reunidos, todos com capacete de segurança, e encaminhados ao refeitório, onde o raro fenômeno aparecerá, a olho nu, o que acontece a cada 76 anos.

Mensagem do gerente para o chefe de produção: a convite do nosso querido Diretor, às 20h da próxima segunda-feira, o cientista Halley, de 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fábrica, usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.

Mensagem do chefe de produção para o supervisor de turnos: na segunda-feira, às 20h, o Diretor, pela primeira vez em 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fábrica, para filmar Halley, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deverá estar de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levará a banda para o pátio da fábrica.

Mensagem do supervisor de turnos para os funcionários: todo mundo nu, sem exceção, deve estar no pátio da fábrica, na próxima segunda-feira, às 20h, pois o presidente e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Todo mundo no refeitório, de capacete, onde haverá um show, o que ocorre a cada 76 anos.
 

Compartilhar: