Podemos falar sobre política no ambiente de trabalho?

Podemos falar sobre política no ambiente de trabalho?

Segundo Karina Trevizan do G1, amizades desfeitas nas redes sociais e/ou clima tenso no almoço de família se tornaram comuns em meio à crise política do Brasil nos últimos tempos. Porém, quando o tema chega às conversas no ambiente de trabalho, a recomendação dos especialistas é cuidado redobrado para que as discussões não prejudiquem a imagem do funcionário na empresa.
 

Diante dessa realidade, o G1 elaborou um questionário com perguntas e respostas para evitar que discussões políticas no trabalho acabem pegando mal. Para tanto, foram ouvidos alguns especialistas: Flávia Mentone, consultora de recursos humanos e diversidade; Roberto Recinella, gestor de capital humano especialista em neurocomportamento, e Luciana Tegon, headhunter e coach da Tegon Consultoria.

 

1. Posso conversar sobre o tema com algum colega que eu sei que tem opinião oposta à minha?

Resposta: conversas equilibradas e discussões saudáveis podem ser válidas em qualquer ambiente. Mas, principalmente no trabalho, a principal recomendação dos especialistas é, além de respeitar opiniões contrárias, expor seus argumentos sem levar para o lado pessoal.

 

2. Ficar calado se o assunto surgir é a melhor saída ou pode passar uma imagem de "alienado"?

Resposta: tudo depende da situação. “Todos têm direito à uma opinião, colocá-la ou não é uma opção que deve ser exercida avaliando-se todo o contexto envolvido e possíveis impactos de seu posicionamento naquele ambiente e pessoas", diz Luciana.

 

3. Dar uma opinião política pode fazer com que alguém fique “marcado” entre os colegas?

Resposta: “As pessoas gostam de ‘rotular’, dizem quem é ‘petista’ ou ‘bolsominion’. Esses rótulos interferem no trabalho se as pessoas não tiverem maturidade. Elas podem até brincar com isso, como brincam com relação a times de futebol, mas quando começa a se tornar tópico para as relações de trabalho e das pessoas é negativo. Usar isso para denegrir alguém tem a ver com falácia”, explica o especialista. “Quando você discute qualquer assunto, discute ideias, não pessoas".

 

4. Meu chefe tem uma opinião da qual discordo completamente. Se ele me perguntar o que penso, melhor mentir?

Resposta: essa pode não ser uma boa saída, alerta Flavia. "Não acho que mentir seja o melhor caminho, até porque muitas vezes podemos cair em contradição. Sugiro que responda o que o chefe está perguntando e, caso ele tente criar um debate político, fale que respeita a opinião contrária e encerre o assunto o mais rápido possível."

 

5. Se no meio de uma conversa alguém começar a se exaltar, o que fazer?

Resposta: se um colega se exaltar com você durante uma discussão, Flavia recomenda "escutar seus pontos de vista e dizer que respeita sua opinião", evitando desentendimentos. Em caso de ânimos mais acalorados, não tente argumentar uma opinião contrária para que o assunto seja encerrado o mais rápido possível, aconselha a especialista.

 

6. E o que fazer se o exaltado for o chefe?

Resposta: os especialistas concordam que a melhor saída é encerrar a discussão o mais rápido possível. "Em se tratando do chefe, não inflame mais o discurso. Se for possível, contemporize a situação. E último caso, se afaste da discussão", resume Luciana.

 

7. Nas redes sociais o assunto é mais livre, mesmo se eu tiver colegas de trabalho entre os amigos?

Resposta: nem sempre. "É preciso tomar cuidado com as mídias sociais. Às vezes você publica alguma coisa e está atingindo alguém, isso pode contaminar sua carreira", diz Recinella. "As pessoas precisam ser mais comedidas, pacientes e respeitar a opinião alheia." Envolver-se em discussões na internet da maneira errada pode prejudicar sua imagem no trabalho, especialmente se em vez de argumentar diante de discordâncias a pessoa fizer ofensas com palavrões ou expressões preconceituosas, lembra Flavia.

Compartilhar: