Preocupações financeiras diminuem a produtividade

Preocupações financeiras diminuem a produtividade

As preocupações em pagar as contas, fazer o salário chegar até o fim do mês, poupar para sair do aluguel ou garantir uma aposentadoria tranquila, por exemplo, refletem diretamente na motivação dos funcionários para o trabalho. Essa foi a conclusão a qual chegou a pesquisa Global Benefits Attitudes, realizada pela corretora e consultoria Willis Towers Watson, que apresentou dados sobre a relação entre a preocupação com a vida financeira, a produtividade e a saúde dos trabalhadores.

Foram entrevistados 1004 empregados de grandes empresas brasileiras e, de acordo com os dados, 62% dos trabalhadores estão preocupados com as suas finanças e 22% passam por dificuldades financeiras. Os percentuais globais para esses dados são 53% e 18%, respectivamente – a pesquisa mundial ouviu trabalhadores de 19 países. Apenas 38% dos entrevistados no País afirmam não estarem preocupados com as contas, nem no curto, nem no longo prazo. Globalmente, esse percentual é de 47%.

Os dados da pesquisa mostram que a preocupação financeira atinge a produtividade desses funcionários. Dentre os que apresentam dificuldades financeiras, apenas 31% se declaram altamente engajados com o trabalho e 28% não se sentem nada motivados com as suas funções. O percentual de pessoas altamente engajadas profissionalmente chega a 54% quando olhamos o grupo de despreocupados com as finanças, enquanto o de desengajadas cai para 14%. Essa relação se apresenta também no número de faltas anuais. Entre os despreocupados, a média de ausência é de 1,7 dia por ano e entre os que estão com dificuldades financeiras é de 2,6 dias.

As questões financeiras acabam tendo também um impacto negativo sobre a saúde dos trabalhadores. O nível de estresse pessoal aumenta gradativamente conforme cresce a preocupação com a vida financeira. Entre os despreocupados, 25% afirmam apresentar nível de estresse alto, já no grupo dos que estão com dificuldades financeiras, o percentual sobe para 56%. Ainda observando as pessoas que passam por dificuldades financeiras, quando questionadas sobre o que pensam da sua condição de saúde, apenas 47% afirmam ter uma saúde muito boa, enquanto que entre os despreocupados esse número sobe para 71%.

Devido ao impacto na produtividade, as empresas estão, aos poucos, passando a considerar o bem-estar financeiro dos funcionários em suas políticas. Uma segunda pesquisa feita pela consultoria, a Staying@Work – Health & Productivity (Saúde e Produtividade), mostrou que 66% dos empregadores já possuem ou planejam implementar até 2018 ações de segurança financeira na empresa.

Fonte: https://financasfemininas.uol.com.br/preocupacoes-financeiras-impactam-a-produtividade-no-trabalho/

 

Compartilhar: