Promessas de vereador

Promessas de vereador

Estamos às vésperas de mais uma eleição para escolher vereadores, vice-prefeitos e prefeitos de 5.570 municípios brasileiros. Eu já passei por várias eleições e, apesar das pequenas e grandes decepções que tive, continuo acreditando na democracia. Ao tratar desse tema, lembro de uma célebre frase de Winston Churchill: “A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais”.

Durante essa época, ouço muitos dizerem que odeiam política e que todos os políticos são corruptos. Gostaria de lembrar a essas pessoas que, como estamos em uma democracia, os políticos não “caíram” lá de paraquedas, eles foram colocados lá por nós. Diante dessa realidade, é imprescindível que saibamos escolher bons políticos.

Para tanto, no caso dos vereadores, acredito ser importante conhecer alguns aspectos do cargo público que irão exercer, para que não sejamos enganados por “salvadores da pátria” que, por má fé, prometem coisas que não poderão efetivamente cumprir, pois não fazem parte das atribuições de um vereador.

Como a campanha eleitoral começou no último domingo, sugiro que avaliemos as propostas que serão feitas pelos candidatos. Na sequência, de acordo com Bruno André Blume, em matéria para o site Politize, são apresentadas algumas promessas que os vereadores poderão cumprir e outras que não fazem parte de suas atribuições. 

Um candidato a vereador pode prometer coisas como:

•    Fazer mudanças na lei orgânica do município;
•    Fiscalizar as contas da prefeitura, de forma a inibir a existência de obras superfaturadas e atrasadas;
•    Propor a criação de novos tributos, a extinção de tributos existentes ou mudanças nos tributos do município que sejam benéficas para a população;
•    Fazer mudanças importantes na lei do município relacionada à Educação.

O que um candidato a vereador não deveria prometer*:

•    Terminar a obra de uma rua ou uma escola;
•    Melhorar o serviço de coleta de lixo do município;
•    Implantar escola em tempo integral;
•    Aumentar o número de vagas na rede de educação;
•    Criar centros de arte e cultura;
•    Reforçar o policiamento em certos bairros.

Gostaria de fazer um apelo a todos: não desistam da democracia. Escolham seus candidatos com bastante critério e depois, caso sejam eleitos, cobrem as promessas que fizeram. Cobrem também daqueles que não receberam seu voto, pois eles não são eleitos para governar somente para seus eleitores. Não se esqueçam que os políticos são muito bem pagos por nós, o povo, para tornar nossa vida em sociedade melhor.

* Todas as promessas descritas não estão ao alcance dos vereadores do nosso país. Mesmo assim, elas são feitas corriqueiramente em qualquer eleição municipal. Elas são coisas que o Poder Executivo deve fazer, ou então cabem ao governo estadual.
 

Compartilhar: