Quem é o verdadeiro burro?

Quem é o verdadeiro burro?

Quando queremos ensinar ou explicar alguma coisa e a pessoa não entende, temos a tendência de chamá-la de burra. Diante dessa situação tão cotidiana, levanto a seguinte questão: quem realmente é burra? A pessoa que não entendeu ou a pessoa que não soube explicar?

Lembro que uma vez fiquei sem saber o que responder à minha sobrinha, que na época tinha cinco anos de idade. Ela perguntou por que a “perereca” dela não tinha pelos e a da tia tinha. Obviamente não adiantaria responder que se tratava de um problema hormonal e que, quando entrasse na adolescência, passaria a desenvolver um hormônio chamado progesterona, que faria seus pelos pubianos crescerem.

Fiquei pensando em alguma forma de dar uma explicação mais simples e acabei dizendo que as pessoas são como as plantas. Levei-a ao jardim e mostrei uma plantinha que não tinha flores e depois uma maior, toda florida. Disse a ela que suas florezinhas (pelos pubianos) só nasceriam quando ficasse mais velha. Minha sobrinha ficou contente e satisfeita com a explicação.

Felizmente não fui burro, pois não utilizei a explicação técnica. Caso tivesse utilizado, ela não entenderia nada! Infelizmente, ao tentar ensinar ou explicar alguma coisa, muitas vezes nos esquecemos que a pessoa com a qual estamos conversando pode não possuir o mesmo nível de conhecimento sobre o assunto que o nosso e utilizamos termos técnicos ou complexos, inviabilizando o entendimento do que está sendo explicado.

Um processo de comunicação eficaz não é sinônimo de vocabulário sofisticado, principalmente quando lidamos com pessoas com um nível de conhecimento menor que o nosso. Portanto, deve ser utilizado um método empresarial conhecido como “kiss”, que vem do inglês: keep it simple, stupid, cujo significado em português seria algo como: “descomplique, estúpido”!

Quando alguém explicar alguma coisa e você não entender nada, não se sinta tão burro e pergunte novamente. Caso continue não entendendo nada na segunda explicação, sinta-se menos burro ainda e pergunte novamente. Na terceira tentativa, caso continue sem entender nada, tenha certeza que não é burro, pois burra é a pessoa que está tentando explicar e não consegue.
 

Compartilhar: