Quer aumentar o lucro da sua empresa? Premie seus colaboradores!

Quer aumentar o lucro da sua empresa? Premie seus colaboradores!

Quando se elabora a tipologia das organizações tendo como critério o destino do lucro, a obra Gestão de Organizações, de minha autoria, classifica as empresas como organizações com fins lucrativos, ou seja, elas têm o lucro como objetivo principal, pois, obviamente, buscam obter receitas maiores que as despesas. Caso o tão almejado lucro seja obtido, poderá ser direcionado aos proprietários da organização.

 

No caso das organizações sem fins lucrativos, mais conhecidas por organizações não governamentais (ONGs), que não têm o lucro como principal objetivo, caso seja obtido, o mesmo deverá ser direcionado à implantação de investimentos na própria organização. Porém, é óbvio que as ONGs também precisam almejar lucro, pois, do contrário, como poderão sobreviver se suas despesas forem maiores que suas receitas?

 

Matematicamente falando, para se conseguir um lucro maior, a solução é simples: deve-se aumentar as receitas e diminuir as despesas. Na prática, a busca pelo aumento do lucro não é uma tarefa tão fácil assim. Os gestores devem desenvolver, constantemente, estratégias eficientes para se aumentar as receitas e diminuir as despesas.

 

Diante dessa dificuldade, uma atitude óbvia, mas que normalmente não é utilizada, é contar com sugestões dos colaboradores que estão na base da pirâmide hierárquica. Para ilustrar minha afirmação, segue um “causo” que escutei uma vez, não me lembro quando nem onde, mas que ficou gravado em minha memória.

 

Conta-se que uma indústria que fabricava creme dental estava diante de um grande problema: durante o ano, houve uma redução em seu lucro. O presidente marcou uma reunião com todos os executivos para buscar alternativas para contornar tal problema. O gerente financeiro propôs uma readequação dos custos, o de recursos humanos um programa de treinamento dos vendedores, o de marketing uma nova campanha de publicidade e o de produção a troca das máquinas e equipamentos obsoletos.

 

Assistindo a esse debate, estava um funcionário fazendo manutenção na sala de reuniões e que pediu para dar uma sugestão. Todos acharam engraçado mas, com muito desdém, pararam para ouvi-lo. Ele sugeriu que a indústria utilizasse um tubo mais maleável e um bico mais grosso. Dessa forma, disse ele, sairá mais creme dental ao se apertar o tubo. O produto acabará mais rapidamente e o cliente terá que comprar mais unidades, aumentando assim o lucro da empresa. Especula-se que esse “causo” seja real, pois, no passado, os tubos de creme dental eram de metal e o bico mais fino.

 

Resta um dilema aos gestores de RH: como incentivar os colaboradores de uma empresa a fornecer sugestões que gerem, efetivamente, um aumento no lucro da empresa? Acredito que não há uma receita mágica, pois cada empresa possui suas peculiaridades. Porém, não tenho dúvidas de que os colaboradores só fornecerão tais sugestões caso recebam algum tipo de prêmio.

 

Uma matéria publicada no site da Xerpay afirma que as empresa que possuem um plano de ideias de premiação para seus colaboradores têm em mãos um belo fator de engajamento. Ao ler tal matéria fiquei surpreso ao descobrir que existem 30 (trinta!) formas diferentes de premiação para os colaboradores.

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