Saiba se comunicar bem, para não se trumbicar

Saiba se comunicar bem, para não se trumbicar

“Quem não se comunica, se trumbica”. Os mais novos não tiveram o prazer de assistir aos programas do autor dessa famosa frase, o apresentador José Abelardo Barbosa de Medeiros, vulgo Chacrinha, que faleceu em 1988. No ambiente organizacional, para tal frase tornar-se mais adequada, deveríamos acrescentar a palavra “bem”, ou seja, quem não se comunica bem, se trumbica.

“Quem desenvolve a capacidade de comunicação, aumenta o poder pessoal de influenciar, persuadir, envolver, ensinar e cativar”, explica Reinaldo Passadori, presidente do Instituto Passadori de Educação Corporativa. A comunicação eficaz e atraente está consagrada como a ferramenta mais poderosa de motivação e convencimento.

“O sucesso de atividades tão comuns no cotidiano das organizações passa pela comunicação. Apresentações de projetos, negociações e reuniões diversas, dependem essencialmente da qualidade da comunicação”, argumenta Reinaldo Polito, professor de oratória.

Para que o processo de comunicação seja eficaz, o primeiro passo é enfrentar um obstáculo que afeta a imensa maioria das pessoas, a timidez. “Terapeutas detectaram como causas básicas da inibição o excesso de mimo, a superproteção, a falta de diálogo na família e a repressão acentuada. Tais fatores tornam a criança um adulto com fobia social, prejudicando tanto a vida pessoal como profissional do indivíduo”, afirma o fonoaudiólogo Simon Wajntraub.

Segundo o fonoaudiólogo, a melhor maneira de se livrar de um medo é enfrentá-lo diversas vezes, até ele perder a razão de existir. Quem possui medo de falar em público deve ser provocado diversas vezes, até perceber que não há nenhum monstro na plateia de uma palestra. Depois de vencer a timidez, para que possa se comunicar bem, a pessoa devem seguir alguns princípios:

•    Falar com emoção;
•    Conhecer bem as características dos ouvintes;
•    Falar com ritmo, alternando o volume e a velocidade da fala;
•    Usar um volume de voz adequando ao ambiente;
•    Adaptar o vocabulário ao tipo de público;
•    Elaborar um discurso com começo, meio e fim;
•    Ser bem-humorado;
•    Conhecer profundamente o assunto que irá apresentar.

Fonte: Revista Administrador Profissional / nº 326.
 

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