Saldo zero na conta corrente é nota dez

Saldo zero na conta corrente é nota dez

Quando mantemos dinheiro parado em nossa conta corrente bancária, uma parte é depositada compulsoriamente pelos bancos no Banco Central, ou seja, de forma obrigatória. Este procedimento é chamado de depósito compulsório e visa fazer com que seja diminuída a quantidade de dinheiro que “gira” na economia. Atualmente, o depósito compulsório é de 45%.

Portanto, os 55% restantes podem ser utilizados pelos bancos para ser emprestado aos seus clientes, havendo a cobrança de juros. Logicamente, os bancos lucram muito com esta “matéria-prima” sem custo, pois, normalmente, não recebemos nenhum tipo de remuneração quando deixamos dinheiro parado em nossa conta corrente. Na prática, além de não ganharmos nada, temos uma perda, pois o dinheiro parado é corroído pela inflação, que é a perda do poder aquisitivo da moeda.

Diante dessa realidade, pode-se concluir que não deveríamos manter dinheiro parado em nossa corrente. Porém, como temos que pagar várias contas, em datas diferentes, como poderíamos manter um saldo igual a zero? Para contornar tal problema, quando nosso salário for depositado em nossa conta corrente, devemos investi-lo em algum tipo de aplicação financeira. Ao investir o dinheiro, receberemos juros; portanto, conseguiremos reduzir a perda que teríamos caso ele ficasse parado na conta corrente.

Para que não tenhamos o trabalho de ficar resgatando o dinheiro da aplicação para pagar as contas e, pior, para que não nos esqueçamos de fazer isso, a grande maioria dos bancos oferece fundos de investimento com resgate automático. Portanto, caso você invista seu salário nesse tipo de fundo, não precisará deixar nenhum valor parado em sua conta corrente, ou seja, seu saldo será igual a zero. Ao longo do mês, à medida que as contas forem pagas, a conta corrente não ficará negativa, pois o “sistema” do banco resgatará da aplicação, automaticamente, o valor necessário para cobrir os valores das contas pagas.

Ao manter seus recursos financeiros aplicados, além de reduzir a perda com o dinheiro que ficaria parado, você ainda ganhará um pouco de juros, pois eles estarão investidos. Portanto, pode-se afirmar que, para o controle do seu orçamento pessoal, manter um saldo de conta corrente igual a zero é nota dez, obviamente, desde que haja recursos investidos em fundos de investimento com resgate automático.

 

Compartilhar: