Socorro: qual profissão devo escolher?

Socorro: qual profissão devo escolher?

Você tem entre 16 e 17 anos e já é confrontado a responder uma das perguntas mais importantes da sua vida inteira: qual faculdade fazer? Segundo André Valongueiro e Walmar Andrade, em matéria para o site Mude.nu, não importa que você esteja em um turbilhão de hormônios que fazem você ora estar revoltado com seus pais, ora querendo mudar o mundo e ora pensando apenas em sexo, as pessoas esperam que você defina, desde já, qual faculdade fazer e qual profissão vai seguir pelo restante da vida.

E assim você fica frente a frente com o formulário do Enem ou do vestibular e tem que marcar um xis em alguma das opções definidas: Publicidade, Ciência da Computação, Fonoaudiologia, Direito, Administração, Medicina, Engenharia etc.

Algumas pessoas têm a sorte de já saber o que fazer da vida desde cedo. É aquela menina que já praticamente nasceu sabendo que quer se dedicar ao teatro. Ou o garoto que é um advogado natural desde que deixou as fraldas. Mas e você, que não tem nem ideia de para onde ir? Como definir qual faculdade fazer sem medo de se arrepender dessa decisão pelos próximos 40, 50, 60 anos?

Definir qual faculdade fazer é algo que terá um grande impacto não somente durante os quatro ou cinco anos que você terá que se dedicar diariamente ao curso de graduação, mas também sobre a sua vida profissional como um todo. Assim, a primeira ação que você deve tomar para escolher qual faculdade fazer é definir um método objetivo de escolha.

A maior parte das pessoas que fica em uma encruzilhada sobre qual faculdade fazer acaba tomando a decisão por impulso, de forma emocional, quando chega o fim do prazo para entregar o formulário de inscrição do Enem ou do vestibular. Claramente, esta não é a melhor forma de decidir qual faculdade fazer. O que você precisa é de um método, um sistema testado e aprovado que reduza as suas chances de erro.

Se você analisar friamente, o que precisa fazer é escolher a profissão que seguirá para o restante da vida, se tudo der certo. Portanto, é necessário pensar não apenas na faculdade, mas sim na atividade que estará desempenhando oito horas por dia, cinco dias por semana, por cerca de 30 anos ou mais depois que terminar a faculdade.

Diante dessa decisão extremamente difícil de ser tomada, André Valongueiro e Walmar Andrade propõem que seja utilizado um método para que ela possa ser tomada de forma mais racional do que emocional. O método compreende cinco passos essenciais:

1) Visualizar o seu futuro;
2) Reduzir as opções a uma das três grandes áreas;
3) Listar as opções viáveis dentro da área escolhida;
4) Analisar tendências de mercado;
5) Tomar a decisão, mantendo um Plano B.

Para conhecer os detalhes que compõem cada uma dessas etapas, acesse o link: 

https://mude.nu/qual-faculdade-fazer/ 

Boa sorte e muitas felicidades em sua vida profissional!
 

Compartilhar: