Socorro: quem é o meu chefe?

Socorro: quem é o meu chefe?

Dentre os vários ditados que ouvimos no ambiente de trabalho, um dos mais conhecidos é: manda quem pode, obedece quem tem juízo. Tendo este ditado em mente, o Sr. Koita Dinho começou a trabalhar no setor de manutenção de uma empresa, assumindo a vaga do Sr. Sabi Thudo, que foi promovido.

Durante a primeira semana de trabalho, o Sr. Sabi Thudo ensinou todas as tarefas que deveriam ser executadas pelo Sr. Koita Dinho, que estava assumindo o cargo de operador de manutenção. Além disso, apresentou-o a todos os gerentes de cada um dos departamentos da empresa. No início da segunda semana de trabalho, o Sr. Sabi Thudo desejou-lhe boa sorte e começou a trabalhar em seu novo cargo.

Sentado em sua pequena sala, o Sr. Koita Dinho ouve o telefone tocar. Era o gerente do departamento comercial, pedindo para ele pintar a sala de reuniões, pois a pintura estava muito feia. Prontamente, o Sr. Koita Dinho dirigiu-se ao refeitório para pintá-lo.

Enquanto estava pintando a sala de reuniões, o gerente de produção entra e lhe dá uma bronca: “o que está fazendo aqui? Tem um equipamento na área de produção que precisa ser consertado”. Sem pensar duas vezes, ele larga o rolo e vai correndo ao departamento de produção.

Enquanto estava consertando o equipamento, o gerente financeiro entra no departamento de produção e lhe dá uma bronca: “o que está fazendo aqui? Estamos sem poder trabalhar, pois a impressora do departamento financeiro parou de funcionar”. Ao se lembrar do ditado “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, o Sr. Koita Dinho pensa em sair correndo em direção ao departamento financeiro, porém, surge uma dúvida: quem é o meu chefe?

Para que uma empresa possa funcionar adequadamente, primeiramente, deve ser estabelecido seu sistema de responsabilidades, ou seja, deverão ser definidas as atividades que cada um dos funcionários realizará dentro do cargo que ocupa. Porém, além disso, também é imprescindível que seja estabelecido seu sistema de autoridade, ou seja, a quem os funcionários serão subordinados e deverão prestar contas em relação às atividades que realizarão.

Logicamente, em nosso ambiente de trabalho, devemos ter juízo e obedecer aos nossos chefes. Porém, na prática, será muito difícil termos “juízo” quando não sabemos realmente a quem deveremos obedecer.
 

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