Tempo é saúde

Tempo é saúde

Com certeza, você já ouviu a frase “tempo é dinheiro”. Porém, caso a adote como filosofia de vida, possivelmente não terá tempo para desfrutar dos prazeres materiais que o dinheiro pode comprar. Pior que isso, caso não reserve um tempo para cuidar da sua saúde, morrerá antes de se aposentar; portanto, tempo também deve ser saúde, não só dinheiro.

De acordo com a matéria escrita por Flávia Ghiurghi, divulgada no site Carreira e Negócios, o discurso dos profissionais bem-sucedidos é quase sempre o mesmo: “Nossa, o tempo voa, já são cinco da tarde e não fiz metade do que tinha de fazer!” Mas, ao contrário do que se pensa, nem sempre a sensação do dia curto é sinal de trabalho em excesso. Na maioria das vezes, a indisciplina é a grande responsável pela impossibilidade de finalizar as tarefas do dia e, pior, realizar outras atividades como a prática de esportes, fundamental até mesmo para aumentar a produtividade no trabalho.

“Hoje, saber conciliar carreira com vida pessoal, tornou-se um assunto delicado. A competição acirrada exige um posicionamento mais ativo por parte dos profissionais. Dessa forma, somos obrigados a encarar processos de evolução do mercado com especializações, pesquisas e inovações constantes. Além disso, a mobilidade tecnológica permite a execução do trabalho em qualquer hora ou local, o que interfere, inevitavelmente, nos momentos que deveriam ser pessoais, e não profissionais”, avalia a consultora Aline Santos.

Entretanto, apesar de muitas pessoas acharem que precisam de mais do que 24 horas para concluir todas as tarefas planejadas, o dia pode ser bem mais rentável do que se imagina. “Pessoas que fazem bom uso de suas agendas costumam obter melhores resultados no trabalho e na vida pessoal. O segredo é concentrar suas energias nas tarefas prioritárias e planejar seu dia, sempre. Essa é a melhor forma de conseguir um bom aproveitamento do seu tempo”, afirma o consultor José Luiz Cunha.

Mesmo com as dicas desses especialistas, você deve estar pensando que não é nada fácil administrar a questão do tempo. Apesar de a questão ser complexa, precisamos adotar métodos para gerenciar melhor nosso tempo. Afinal, pessoas estressadas não rendem no trabalho e negligenciam a qualidade de vida. E definitivamente não é isso que as empresas querem. O cansaço gera erros por falta de atenção, inibe a inovação e causa, inclusive, dificuldade para trabalhar em grupo.

Segundo Albert Einstein, falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos. Além disso, caso você não encontre tempo para cuidar da saúde, mais cedo ou mais tarde, terá que encontrar tempo para cuidar das suas doenças.

Compartilhar: