Terminar a faculdade é somente o começo

Terminar a faculdade é somente o começo

A formatura da graduação é sempre um momento muito emocionante. Ao receber o canudo, muitos estudantes veem um filme passar diante dos seus olhos: os desafios do primeiro ano, as noites mal dormidas, as provas impossíveis, os conhecimentos adquiridos e as amizades conquistadas. Além das lembranças, também é normal pensar no futuro: afinal, agora ele está em suas mãos. As possibilidades são muitas, mas também há muita incerteza. Se você é um desses estudantes que acabou de se formar, deve estar se perguntando: terminei a faculdade, e agora?

Tente se lembrar das vezes em que começou algo totalmente novo. Todos os começos sempre são assustadores e/ou desafiadores, não é mesmo? Por isso, você precisa aprender a lidar com os seus sentimentos antes de escolher qual caminho seguir. Segundo o site Universia, o primeiro passo é entender que esse período de transição é difícil para todo mundo. Não se culpe se você demorar para conseguir um emprego ou se você não se sair bem logo de cara em sua primeira função. Não se desespere se você não tiver um bom salário, nem se você ainda não tiver conquistado a tão sonhada independência financeira. Tudo isso virá com o tempo. Encare esse período e lembre-se: com os grandes desafios também surgem grandes oportunidades. Por mais que a insegurança bata, saiba que você passou anos se preparando e agora está mais bem preparado para enfrentar o mercado de trabalho.

Agora que já concluiu sua formação e pode começar a desbravar o mercado de trabalho, é importante escolher qual caminho seguir. Opções não faltam, portanto, o importante é que tome decisões conscientes, que sejam boas para o seu futuro. O site Universia reuniu possíveis caminhos que podem ser tomados após a faculdade. Confira:

1) Trainee: os programas de treinamento direcionados a recém-formados, popularmente conhecidos como Trainees, são uma opção excelente para quem deseja ingressar em grandes empresas, ao mesmo tempo em que adquirem experiência prática na área de atuação. Geralmente, esses programas selecionam seus funcionários por meio de processos seletivos extensos e aprofundados, que buscam por grandes talentos com potencial para se destacar na empresa. Após o processo seletivo, os trainees selecionados recebem treinamento e adquirem experiência prática trabalhando na empresa. 

2) Emprego formal: esta forma de entrar no mercado de trabalho é sempre uma boa opção, já que a maioria das vagas disponíveis são oferecidas nessa modalidade. O primeiro passo para conquistar seu primeiro emprego é fazer um ótimo currículo. Ele deve conter todas as suas informações pessoais, sua formação, suas experiências profissionais e habilidades, como idiomas ou domínio de softwares. Você pode, ainda, anexar uma carta de apresentação a seu currículo, destacando para o empregador o porquê você deseja a vaga e por que você é a pessoa certa para ela.

3) Trabalho voluntário: outra opção interessante para recém-formados são os trabalhos voluntários. Existem milhares de instituições que precisam de ajuda e você ainda poderá desenvolver uma série de habilidades pessoais e profissionais exercendo este tipo de trabalho. Há trabalhos mais tradicionais, como fazer visitas a hospitais, colaborar na limpeza de praias ou na doação de alimentos para moradores de rua. Outra possibilidade é participar de trabalhos voluntários em que você possa usar seus conhecimentos profissionais. Além de ser extremamente gratificante, o trabalho voluntário muitas vezes é visto como um diferencial no currículo.

4) Intercâmbio: essa opção é muito interessante, na medida em que oferece a oportunidade de aprender um novo idioma e de obter experiência profissional internacional. Você pode procurar por intercâmbios em agências, sites de au pair ou portais e aplicativos que oferecem vagas para estrangeiros.

5) Pós-graduação: para quem deseja seguir na carreira acadêmica, fazer uma pós-graduação logo após a formatura é uma ótima pedida. Afinal, logo após terminar sua graduação, você ainda estará no ritmo e terá um bom networking acadêmico. Se esse é seu caso, o mais indicado é procurar por cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados, mestrados profissionais, doutorados e pós-doutorados). Caso não deseje seguir na carreira acadêmica, mas adquirir mais conhecimentos práticos, uma pós-graduação lato sensu também pode ser ideal para você. Especializações e MBAs trabalham com competências específicas e práticas, que podem ser aplicadas no dia a dia da profissão.

6) Negócio próprio: se você tem um espírito empreendedor e aventureiro, abrir seu próprio negócio pode ser o melhor caminho. Se antigamente era necessário possuir grandes quantias de dinheiro ou pedir empréstimos volumosos para abrir sua própria empresa, hoje tudo é muito mais fácil. Possibilidades como o trabalho remoto baratearam muito os custos de um empreendimento, tornando esse caminho acessível para quase todos os profissionais. Além disso, as iniciativas de incentivo ao empreendedorismo tornaram a vida de quem deseja abrir um negócio próprio muito mais fácil. Você pode, por exemplo, contar com as facilidades de abrir uma MEI (Microempresa Individual) e com a ajuda de órgãos como o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e pequenas Empresas).

Em sua caminhada para alcançar o sucesso profissional, vale a pena refletir sobre uma frase dita por Steve Jobs, criador da Apple: “Você tem de encontrar o que você ama. A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando, e não se acomode”. 

Fonte: https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2018/04/09/1159436/terminei-faculdade-agora-veja-quais-proximos-passos.html 
 

Compartilhar: