Treinamento corporativo no metaverso

Treinamento corporativo no metaverso

O diretor de marketing da Attensi, Anthony Wong, comenta que o metaverso fornecerá métodos mais participativos para interagir com o mundo online, principalmente por meio do uso de Realidade Virtual (RV). Haverá uma variedade de possibilidades de treinamento corporativo que antes não estavam disponíveis em muitos campos. “Idealmente, o metaverso é a junção perfeita da realidade e da RV”, afirma Wong.

Atualmente, fala-se muito dos benefícios do treinamento no metaverso para áreas como engenharia aeroespacial e medicina, porém, segundo Wong, o treinamento por meio da RV também poderá oferecer aos colaboradores de uma empresa oportunidades para adquirir e aprimorar habilidades sociais.

“Os avatares do metaverso poderão ajudar a cultivar um importante atendimento ao cliente e outras habilidades voltadas para as pessoas”, acrescenta Wong. Isso pode ser especialmente útil nos segmentos de hospitalidade, varejo e lazer. Ele também menciona como o treinamento no metaverso tornará mais fácil do que nunca alcançar equipes em escala internacional.

De acordo com a Eduvem, o treinamento corporativo no metaverso pode não apenas ajudar sua equipe a adquirir habilidades sociais e se conectar uns com os outros, mas também ajudá-los a aprender mais rapidamente. Quer aumentar a produtividade da sua empresa? Um estudo recente descobriu que o uso de RV no local de trabalho pode reduzir o tempo de treinamento em até 60%.

Em um artigo para The Conversation, Sam Gilbert, pesquisador afiliado do Bennett Institute for Public Policy da Universidade de Cambridge, escreve: “O metaverso 1.0 sem dúvida verá organizações criando ambientes de trabalho de RV persistentes, nos quais os colaboradores poderão interagir em tempo real como avatares encarnados”.

Espaços de escritório de RV podem ser construídos para incentivar reuniões casuais e discussões de corredor. Imagine sair da sala de conferências e atravessar um átrio virtual animado para ir de uma reunião remota para outra. Independentemente das especificidades, o metaverso fornecerá aos colaboradores de todos os segmentos de mercado inúmeros benefícios, incluindo a capacidade de um treinamento corporativo mais eficaz, crescer na compreensão de si mesmos e dos outros e estar no escritório e em casa ao mesmo tempo (home office), colhendo os benefícios de ambos os ambientes.

Pollyana Guimarães, em matéria para o Segs, comenta que as empresas devem se atentar a essa tendência, considerando a utilização do ambiente virtual como uma realidade. Como um exemplo claro, apresenta a pesquisa realizada esse ano pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), em parceria com a Integração Escola de Negócios, onde foi constatado que 69% dos treinamentos no país são realizados de forma online.

“O metaverso se configura como uma excelente alternativa para as organizações construírem ambientes favoráveis de treinamentos e aprimoramento das interações sociais. Contudo, da mesma forma que esse recurso abre novas possibilidades, não podemos descartar que o seu processo ainda poderá levar um longo período para que atinja todos de forma ampla”, afirma Pollyana.

Uma live promovida pelo Estadão Blue Studio, que tratou do tema “Metaverso e o treinamento de colaboradores”, concluiu que, apesar de ainda se encontrar em um estágio de aprendizado e desenvolvimento, a área de treinamento e desenvolvimento corporativo já vem sendo impactada por ele: As empresas terão de se adaptar a essa realidade, já que o metaverso chega como uma inovação, rompendo com a lógica do aprendizado das pessoas.

De acordo com Bruno Piai, em matéria para o RH para você, um exemplo de uso corporativo do metaverso é o da Motorola, que já está utilizando a imersão digital para realizar treinamentos com as equipes de vendas no Brasil. “O feedback dos colaboradores foi bastante positivo. Todos adoraram a novidade, e alguns até mencionaram que se sentiram em um treinamento ‘presencial’. Fizemos uma avaliação de absorção de conhecimento e tivemos uma média geral superior a 80%, o que é extremamente satisfatório”, explica Tatiane Bernardazzi, head de Trade Marketing da Motorola.

Compartilhar: