Venda bem suas ideias

Venda bem suas ideias

A inovação é uma das palavras de ordem no mercado profissional. Mas não vale ficar só na abstração, a capacidade de materializar boas ideias é uma habilidade das mais buscadas pelos recrutadores nos candidatos a oportunidades profissionais.

Mas o que muita gente pensa é que só um toque de genialidade é capaz de produzir ideias que sejam bem aceitas pelos chefes e se transformem em realidade nas empresas. Errado, dizem os especialistas. “Não é a originalidade e o brilho da ideia que mais contam nesta hora, é a pertinência dela”, diz Marie-Josette Brauer, presidente-fundadora do Innovation Coaching Center.

O que ocorre é que até a mais brilhante e genial das ideias precisa ser “lapidada” antes de chegar à mesa do chefe. A preparação até a apresentação desta ideia faz toda a diferença entre o sucesso ou fracasso dela. Pensando nisso, o Portal Exame organizou, com a ajuda de especialistas, um roteiro com o passo a passo para vender, de forma eficaz, suas ideias ao seu chefe, desde o insight (origem) até a sua apresentação:

1º Passo: amadureça a ideia. Assim que ela surgir, anote-a no primeiro pedaço de papel que encontrar. Não tenha pressa, não queira que ela nasça pronta. Você teve um insight e é hora de trabalhar nele. A primeira atitude é pensar se é algo pertinente. “Faça o papel de advogado do diabo, e comece a fazer uma leve pesquisa com colegas de trabalho mais próximos”, recomenda Marie-Josette. Converse de maneira informal com pessoas da sua confiança no trabalho. “Solte pequenas frases a respeito do tema do qual surgiu a ideia, não fale especificamente sobre ela, e veja como eles reagem”, diz Marie-Josette. Com isso você verá se está no caminho certo, se o que você está pensando em propor é pertinente ou não;

2º Passo: raciocínio em termos de vantagens e benefícios e preparação das estratégias. Parta para a etapa de organização de argumentos e antecipe as objeções a sua ideia. “É preciso listar as forças e as fraquezas”, diz Marie Josette. Enumere as vantagens (otimização de algum processo, ganho de tempo, por exemplo) e benefícios (50% de aumento da produtividade, por exemplo). Para a professora de MBA e consultora de negócios Patrícia Rocha, se for possível, monte uma apresentação com recursos visuais elaborados. “Podem ser slides com tópicos, gráficos simples e imagens para fortalecer o entendimento das coisas”, diz a consultora. Treine a venda da ideia. “Simule a conversa, desta forma organizamos melhor os pensamentos e sequência de comunicação e lidamos melhor com as possíveis objeções”, explica;

3º Passo: escolha o momento certo. Segundo Patrícia, mapear se o momento é oportuno é a regra de ouro para não colocar tudo a perder. A melhor solução, diz Marie-Josette, é prevenir o chefe de que você gostaria de conversar com ele para apresentar uma ideia;

4º Passo: sustente a ideia com recursos de influência. Assim que for recebido pelo chefe, evite começar com frases de impacto como, por exemplo: “tive uma ideia genial” ou “tenho um projeto fantástico”. “Gestores odeiam teatro, o melhor jeito é dizer que teve uma ideia que acredita ser interessante para a empresa”, diz Marie-Josette. Explique as vantagens e dê um quadro geral dos pontos que ainda precisam ser melhorados. “É fundamental que, no momento de conversar, a ideia proposta seja sustentada por recursos de influência”, diz Patrícia. Ou seja: lance mão de argumentos – que mobilizam através de fatos e use recursos persuasivos – aqueles que interferem na tomada de decisões por aspectos mais tangíveis. “A argumentação vai mostrar que a ideia faz sentido tecnicamente”, explica Patrícia. Tente ser o mais objetivo possível e dê espaço para ele pensar no assunto. “Nesse ponto você já fez tudo o que podia ser feito, agora é dar o tempo para ele refletir e propor uma próxima conversa para definir os rumos”, diz Marie-Josette.

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