Você sabe o que é marketing?

Você sabe o que é marketing?

Constantemente, ouvimos falar de marketing. Apesar disso, acredito que nem todos conheçam o verdadeiro significado dessa palavra, que é oriunda da língua inglesa. Normalmente, a grande maioria das pessoas acredita que o conceito de marketing está associado exclusivamente ao conceito de propaganda. Elas estão totalmente enganadas, pois propaganda é apenas uma das atividades associadas ao conceito de marketing.

Ao tratarmos desse conceito, outro erro comum é associá-lo somente ao conceito de vendas. No passado, realmente, tal conceito enfatizava as vendas. Porém, atualmente, o marketing é um conceito muito mais abrangente que as vendas propriamente ditas, pois ele atua tanto antes quanto após a realização das mesmas.

Caso busquemos uma tradução “ao pé da letra”, descobriremos que a palavra marketing deriva da palavra market, que, em inglês, significa mercado. Portanto, podemos perceber que a palavra marketing está associada ao conceito de mercado, e não simplesmente aos conceitos de propaganda e venda. Ao procurarmos a palavra marketing no dicionário “inglês/português”, podemos encontrá-la traduzida como mercadologia, que significa estudo de mercado.

Para podermos comprovar que o conceito moderno de marketing está associado ao conceito de mercado, basta observarmos algumas definições. Segundo Marcos Cobra, um estudioso brasileiro do tema, marketing é um processo que envolve tanto o planejamento quanto a execução do programa de colocar produtos ou serviços à disposição de possíveis compradores.

De acordo com Philip Kotler, a maior autoridade mundial desse tema, podem ser estabelecidas definições diferentes de marketing. Sob a perspectiva social, é um processo por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. Sob a perspectiva gerencial é um processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar negociações que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

Ao observarmos as definições, podemos comprovar que o conceito de marketing está realmente relacionado ao conceito de mercado, porém, mais especificamente a um dos componentes do mercado, o consumidor. Portanto, finalizo esse artigo apresentando uma definição, elaborada pela professora Eunice Kwasnicka, que leva em conta tal preocupação: “marketing é a interação de múltiplas atividades organizacionais com o objetivo de satisfazer necessidades e desejos específicos dos consumidores”.
 

Compartilhar: