2 - Lei de Acesso a Informação (LAI) no Brasil – Aspectos Financeiros

2 - Lei de Acesso a Informação (LAI) no Brasil – Aspectos Financeiros

Caras/os Leitoras/es,

O acesso a informação é fundamental para o processo de amadurecimento da sociedade de qualquer País, principalmente quando as autoridades tornam os temas pessoais, sociais, legais e financeiros mais transparentes.

No caso das questões financeiras, o acesso a informação está sendo disponibilizado por um ente governamental de ilibada reputação – o Banco Central do Brasil (BACEN ou BCB), inclusive, trata-se da autoridade monetária que opera o Sistema Financeiro Nacional (SFN), apresentando dados fidedignos ou links para que o cidadão encontre a informação necessária.

Da lista apresentada, no post da semana passada, vou comentar os principais tópicos.

O primeiro tópico trata das informações sobre Aplicações Financeiras, onde o BACEN cita as modalidades mais comuns -  “As aplicações mais comuns no mercado financeiro são a Poupança, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), o Recibo de Depósito Bancário (RDB) e os Fundos de Investimento,”, além de outros pontos:

O segundo tópico trata das operações de arrendamento mercantil (mais conhecido como leasing), quando o BACEN explica suas características “O leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador,” dentre outras informações: 

Em relação ao terceiro tópico, o BACEN apresenta os principais pontos sobre Atendimento Bancário (filas, feriados, dentre outros), elucidando muitas dúvidas dos cidadãos

Vejam, são temas que muitas pessoas tem dúvidas e é importante esclarecer por meio de uma informaçãodireta da fonte”, ou seja, disponibilizada pela autoridade monetária mais importante do País – o BACEN.

No próximo post continuo este assunto

Compartilhar: