Compras eletrônicas, você se considera um Oniomaníaco ou Comprador Compulsivo?

Compras eletrônicas, você se considera um Oniomaníaco ou Comprador Compulsivo?

Caras/os Leitoras/es,

Com o advento das facilidades do comércio eletrônico e a profusão de produtos e revendedores disponíveis, há a possibilidade do aumento da oniomania ou compra compulsiva.

A gama e dispersão de categorias de produtos para o ano de 2013, apresentadas conforme o gráfico do site E-bit (www.ebitempresa.com.br), corrobora um certo ar de ”fascínio” nos consumidores pois, referidos produtos estão agora a um simples ”clique”, diferentemente da época em que para comprar se fazia necessário sair de casa, ir ao estabelecimento ou a vários para comparar preços.

 

Mas afinal, o que significa “Oniomania” ou Compra Compulsiva?

Segundo o PRO-AMITI - Serviço do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Oniomania ou Compra Compulsiva é classificado como um Transtorno do Controle do Impulso, onde “a característica essencial é a falha em resistir a um impulso, instinto, ou desejo de realizar um ato que é prejudicial ao indivíduo ou outras pessoas” (Organização Mundial da Saúde).

Ainda segundo o PRO-AMITI, Oniomania é caracterizado por:

  • Preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar;
  • Aumento progressivo do volume de compras;
  • Tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras;
  • Comprar para lidar com a angústia, ou outra emoção negativa;
  • Mentiras para encobrir o descontrole com compras;
  • Prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar;
  • Problemas financeiros causados por compras; e,
  • Roubo, falsificação, emissão de cheques sem fundos, ou outros atos ilegais para poder comprar, ou pagar dívidas.

Portanto, pessoas sujeitas ao distúrbio de compras compulsivas ou oniomania, como qualquer transtorno psicológico, precisam procurar auxílio médico.

E as compras “impulsivas”, há como evitá-las?

Em virtude da facilidade, agilidade, “fascínio” e rapidez das compras virtuais pela internet, as quais colocam instantaneamente os produtos almejados aos nossos olhos, pode-se tentar evitar seguindo as dicas do Blog No Azul, do Estadão (https://blogs.estadao.com.br/no-azul/2014/03/page/2/), é importante estabelecer um momento de reflexão antes de finalizar a compra, ou seja:

  • É preciso ponderar seu orçamento, sua necessidade e seu desejo de compra;
  • Compare preços, funcionalidades dos produtos; e,
  • Analise se não vale esperar por promoções, que podem representar grandes economias.

Notem, não ficar seduzido por ofertas, produtos objeto de desejo e as facilidades das compras virtuais é uma tarefa bastante difícil, porém como cuidamos de nossa saúde física, também é preciso cuidar da “saúde financeira”, que passa pelo controle de nossas necessidades de compras, sejam elas físicas ou virtuais.

Na próxima semana, apresento novo assunto.

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