Despesas do Condomínio e os Princípios de Educação Financeira
Caras(os) Leitoras(es),
No post da semana passada apresentei os argumentos sobre a relação de “Viver em Condomínio e Educação Financeira” e hoje vou demonstrar, por meio de um exemplo real, como podemos aplicar princípios de educação financeira em nossos condomínios.
Para melhor contextualizar, o exemplo abaixo é real e trata-se do condomínio do edifício que resido, atualmente. Um detalhe a observar é que a despesa de água não é individualizada – uma única conta para todos (condomínio/ apartamentos):
Item |
Despesas |
% |
1 |
Água |
21,09 |
2 |
Assistência Médica |
3,50 |
3 |
Cesta Básica |
0,20 |
4 |
Contribuição Assistencial Empregados |
0,37 |
5 |
Contribuição Assistencial Patronal |
0,27 |
6 |
Desentupidora |
0,38 |
7 |
Despesas de correio e xerox |
0,32 |
8 |
Energia Elétrica |
5,31 |
9 |
FGTS |
2,29 |
10 |
Folha de Pagamento |
20,60 |
11 |
Fundo de 13º e Férias |
7,55 |
12 |
Fundo de Reserva |
5,32 |
13 |
INSS |
12,52 |
14 |
Manutenção de jardins |
1,68 |
15 |
Manutenção elevador |
3,56 |
16 |
Materiais diversos |
0,29 |
17 |
Monitoramento |
0,35 |
18 |
PIS |
0,32 |
19 |
Produtos Limpeza |
1,19 |
20 |
Seguros |
3,00 |
21 |
Tarifas bancárias |
0,60 |
22 |
Taxa de Administração |
4,61 |
23 |
Telefonia |
0,13 |
24 |
Uniformes |
0,45 |
25 |
Vale alimentação |
2,73 |
26 |
Vale Transporte |
1,38 |
Total |
100,00 |
Vejam, as despesas do condomínio não diferem muito das nossas pessoais, nós temos 26 itens de contas a pagar e uma única receita (somatório das despesas pagas rateadas por cada condômino em função da área de seu apartamento/casa).
Para gerenciarmos melhor as contas do condomínio, como no caso de uma pessoa, não há mágica, ou seja, ou aumentamos a receita ou diminuímos as despesas. No caso do condomínio não há como aumentar as receitas, pois ela é ligada diretamente a soma das despesas. Então sobra somente a redução dos vinte e seis itens de despesas.
Para facilitar vou dar uma dica, se você somar todos os itens da tabela acima em negrito, encontra o percentual de 41,38% referente a folha de pagamento. Ao incluir as despesas com água (21,09% - não individualizada), energia elétrica (5,31% – só do condomínio) e taxa de administração (4,61% – cobrada pela imobiliária que administra) tem-se o percentual de 72,40%.
Caso vocês queiram reduzir o valor do condomínio, um bom começo é tentar gerenciar melhor esses quatro itens (folha de pagamento, água, energia elétrica e taxa de administração).
Logicamente, o gasto com funcionários, que representa 41,38% mantém relação direta com o número de pessoas contratadas. No caso específico do meu condomínio, temos 6 funcionários (1 zelador, 2 responsáveis pela limpeza e 3 porteiros), não havendo muito espaço para redução.
Na próxima semana continuo neste assunto.