Despesas do Condomínio e os Princípios de Educação Financeira

Despesas do Condomínio e os Princípios de Educação Financeira

Caras(os) Leitoras(es),

No post da semana passada apresentei os argumentos sobre a relação de “Viver em Condomínio e Educação Financeira” e hoje vou demonstrar, por meio de um exemplo real, como podemos aplicar princípios de educação financeira em nossos condomínios.

Para melhor contextualizar, o exemplo abaixo é real e trata-se do condomínio do edifício que resido, atualmente. Um detalhe a observar é que a despesa de água não é individualizada – uma única conta para todos (condomínio/ apartamentos): 

Item

Despesas

%

1

Água

21,09

2

Assistência Médica

3,50

3

Cesta Básica

0,20

4

Contribuição Assistencial Empregados

0,37

5

Contribuição Assistencial Patronal

0,27

6

Desentupidora

0,38

7

Despesas de correio e xerox

0,32

8

Energia Elétrica

5,31

9

FGTS

2,29

10

Folha de Pagamento

20,60

11

Fundo de 13º e Férias

7,55

12

Fundo de Reserva

5,32

13

INSS

12,52

14

Manutenção de jardins

1,68

15

Manutenção elevador

3,56

16

Materiais diversos

0,29

17

Monitoramento

0,35

18

PIS

0,32

19

Produtos Limpeza

1,19

20

Seguros

3,00

21

Tarifas bancárias

0,60

22

Taxa de Administração

4,61

23

Telefonia

0,13

24

Uniformes

0,45

25

Vale alimentação

2,73

26

Vale Transporte

1,38

Total

100,00

Vejam, as despesas do condomínio não diferem muito das nossas pessoais, nós temos 26 itens de contas a pagar e uma única receita (somatório das despesas pagas rateadas por cada condômino em função da área de seu apartamento/casa).

Para gerenciarmos melhor as contas do condomínio, como no caso de uma pessoa, não há mágica, ou seja, ou aumentamos a receita ou diminuímos as despesas. No caso do condomínio não há como aumentar as receitas, pois ela é ligada diretamente a soma das despesas. Então sobra somente a redução dos vinte e seis itens de despesas.

Para facilitar vou dar uma dica, se você somar todos os itens da tabela acima em negrito, encontra o percentual de 41,38% referente a folha de pagamento.  Ao incluir as despesas com água (21,09% - não individualizada),  energia elétrica (5,31% – só do condomínio) e taxa de administração (4,61% – cobrada pela imobiliária que administra) tem-se o percentual de 72,40%.

Caso vocês queiram reduzir o valor do condomínio, um bom começo é tentar gerenciar melhor esses quatro itens (folha de pagamento, água, energia elétrica e taxa de administração).

Logicamente, o gasto com funcionários, que representa 41,38% mantém relação direta com o número de pessoas contratadas. No caso específico do meu condomínio, temos 6 funcionários (1 zelador, 2 responsáveis pela limpeza e 3 porteiros), não havendo muito espaço para redução.

Na próxima semana continuo neste assunto.

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