Pagar boletos e contas de serviço em Cartão de Crédito é vantajoso?

Pagar boletos e contas de serviço em Cartão de Crédito é vantajoso?

Caras/os Leitoras/es,

O cartão de crédito vem evoluindo desde sua criação* agregando uma série de funções ao longo dos últimos anos. Era um simples instrumento de pagamento à crédito e passou a ter “múltiplas funções”, no mesmo plástico temos: crédito, débito, cartão de banco, etc. 

  • *(”surgiu nos Estados Unidos na década de 20. Postos de gasolina, hotéis e firmas começaram a oferecê-los para seus clientes mais fiéis. Eles podiam abastecer o carro ou hospedarem-se num hotel sem usar dinheiro ou cheque” - Texto extraído da revista: "As Muitas Faces da Moeda" do Centro Cultural do Banco do Brasil - https://www.bc.gov.br/?HISTCARTAO)

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviço - ABECS (https://www.abecs.org.br/site2012/indicadores.asp), o número de cartões de crédito no Brasil no semestre de 2012 era de 183,5 milhões (no 2º semestre de 2011 era de 162,3 – 13% de crescimento). Se incluirmos todas as modalidades (crédito, débito. de rede/loja) este número salta para 717,8 milhões no 2º semestre de 2012, com crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2011. Vejam estes e outros dados no quadro abaixo:

Este volume de “moeda de plástico no mercadodesperta o interesse cada vez maior de empresas e bancos para agregarem novas funcionalidades a esses instrumentos de pagamento. Um dos últimos serviços é a possibilidade de agendar na fatura do cartão de crédito contas/boletos em geral (água, energia elétrica, gás, condomínio, mensalidades escolares, etc.).

Em princípio, não seria uma má ideia centralizar todos os compromissos em uma única data porém, o custo por conta/boleto incluído é alto, inclusive, há algumas instituições financeiras que cobram, além da tarifa, juros entre a data de vencimento da conta/boleto até o vencimento da fatura.

Portanto, evite ao máximo utilizar-se desta prática, que além de ser onerosa somente traz benefícios para os boletos do primeiro mês, pois ao centralizar todos os pagamentos no dia da fatura do cartão de crédito, a partir do mês seguinte, você terá os mesmos prazos das contas/boletos, ou seja, você vai pagar o valor das mesmas além de tarifas e até mesmo encargos.

Não existealmoço grátis” se os bancos estão oferecendo uma facilidade para você postergar o pagamento de uma conta/boleto, com certeza absoluta, estarão cobrando por esse benefício.

No próximo post apresento novo assunto.

Compartilhar: