Previdência Complementar – Tipos de Planos 2

Previdência Complementar – Tipos de Planos 2

Caras/os Leitoras/es,

Quando pensamos em fazer depósitos em previdência complementar para garantir nosso rendimento atual no futuro, o ideal seria que nós soubéssemos o que vai acontecer daqui a 20, 30 ou 40 anos.

Isso é uma tarefa fácil, é só comprar uma bola de cristal como a abaixo e fazer um curso de previsão do futuro.

Eu sinceramente não consegui pilotar tal bola de cristal com desenvoltura, se alguém conseguir, a tarefa de prever o futuro torna-se bastante fácil.

 

Para aqueles, que como eu, não conseguem pilotar a bola de cristal, o melhor é relaxar. Se não temos como prever o futuro com precisão, então devemos agir com bom senso.

 

Cuidado!!! Corram das pessoas do mundo das finanças que conseguem prever o futuro com facilidade, talvez elas estejam utilizando o instrumento ao lado.

Quando pensamos em previdência complementar (privada), em primeiro lugar devemos escolher uma instituição financeira ou seguradora que seja confiável (temos várias no mercado atualmente).

Depois é hora de verificar quais são as taxas cobradas para guardar nossos recursos. Todas as instituições financeiras/seguradoras cobram taxas, seja de administração ou de carregamento (segundo a SUSEP é o percentual incidente sobre as contribuições pagas pelo participante, para fazer face às despesas administrativas, de corretagem e colocação do Plano).

Finalmente, precisamos acompanhar por meio dos extratos, se o que foi acordado na proposta de adesão (MUITO IMPORTANTE GUARDAR ESTE DOCUMENTO), está sendo cumprido, ou seja, taxas contratadas, remuneração e outros detalhes.

Mais informações sobre termos utilizados e outros assuntos, recorra ao link da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) disponível em: (https://www.susep.gov.br/menuatendimento/previdencia_aberta_consumidor.asp). A SUSEP é a reguladora/normatizadora da previdência complementar aberta (ligada a bancos/seguradoras).

Este é um assunto bastante complexo, vamos tratá-lo em partes para melhor compreensão.

Compartilhar: